Home Cinema 23 filmes clássicos que não podem faltar na sua lista

23 filmes clássicos que não podem faltar na sua lista

by

Se você é um apaixonado por cinema, sabe bem que cada década guarda pérolas da sétima arte. E quando o assunto é filmes clássicos ou filmes antigos, as opções são tantas que pode ficar difícil saber por onde começar. Confira abaixo uma lista com 23 clássicos do cinema que o cinéfilo em você não pode deixar de ver.

1. O Sol é para todos (1962)

Gênero: drama
Diretor: Robert Mulligan
Elenco: Gregory Peck, Robert Duvall, Estelle Evans, Brock Peters, Phillip Alford, John Megna

Baseado no romance clássico de mesmo título escrito por Harper Lee, este filme se passa nos Estados Unidos, após a Crise de 1929. Na pequena e tranquila cidade de Maycomb, no Alabama, conhecemos os irmãos Jem e Scout Finch. Em 1932, os dois viviam com seu pai, o advogado Atticus Finch, e a babá Calpurnia, uma mulher negra que vivenciava o racismo em seu dia a dia na cidade.

Atticus é um respeitado por atender gratuitamente pessoas com menores condições financeiras. Contudo, os cidadãos se voltam contra ele quando o advogado decide defender um homem negro, Tom Robinson, que está sendo injustamente acusado de ter estuprado uma jovem mulher branca. Embora a inocência do acusado seja evidente, o racismo fala mais alto, realidade que vemos os dois irmãos acompanhar de perto, quando o caso passa a afetar a vida de toda a família.

O filme conquistou três Oscars (Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor direção de arte) dos oito ao qual foi indicado. Além disso, ganhou três Globos de Ouro.

2. Juventude Transviada (1955)

Gênero: drama
Diretor: Nicholas Ray
Elenco: James Dean, Natalie Wood, Sal Mineo, Jim Backus, Ann Doran

Neste filme, que marcou a carreira de James Dean, acompanhamos um pouco da vida do problemático Jim Stark. Por causa dos problemas em que se Jim se envolve, seus pais já se mudaram de cidade com o filho mais de uma vez. Quando estão morando em Los Angeles, Jim acaba sendo preso por desordem e embriaguez. O que seus pais não esperavam era que seria justamente no distrito policial que o jovem encontraria mais motivos para seguir nesse caminho errante.

Enquanto preso, Jim acaba conhecendo Platão, outro jovem rebelde, preso por atirar em alguns cachorros. Os dois também conhecem Judy, uma moça revoltada com seu próprio pai. Jim se interessa por Judy, mas isso o envolve em uma confusão com o namorada da jovem, um perigoso líder de gangue. A partir daí, cada decisão em torno da nova rivalidade pode evitar ou causar uma tragédia.

3. O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (1962)

Gênero: drama e suspense
Diretor: Robert Aldrich
Elenco: Bette Davis, Joan Crawford, Victor Buono, Lynn Redgrave

As incríveis Bette Davis e Joan Crawford protagonizam esse icônico filme sobre duas irmãs. Jane e Blanche Hudson conquistaram o estrelato como atrizes mirins. Esquecidas pela mídia quando adultas, as duas moram juntas após o acidente que deixou Blanche de cadeira de rodas.

Blanche tenta encontrar uma forma de se vingar da irmã, que acha ser a culpada pelo acidente que lhe deixou paralítica. Já Jane sonha com seu retorno ao mundo dos famosos e, para isso, esconde a existência de Blanche de todos e pensa em uma forma de se livrar da irmã.

O longa foi um grande sucesso de bilheteria e crítica e, até hoje, segue conquistando novas gerações de espectadores como um dos grandes clássicos do cinema.

4. Dirty Dancing – Ritmo Quente (1987)

Gênero: romance, dança
Diretor: Emile Ardolino
Elenco: Patrick Swayze, Jennifer Grey, Jerry Orbach, Cynthia Rhodes

A jovem Baby não estava nada animada quando sua família decidiu passar o verão de 1963 em um pacato resort na região de Catskills. Recebendo tradicionais famílias, o local parece ter uma programação mais voltada para as pessoas da terceira idade. Contudo, Baby é surpreendida ao conhecer o instrutor de dança Johnny.

Inicialmente, os dois não se dão bem, mas ela se oferece para ajudar quando a parceira de dança de Johnny precisa se afastar dos palcos. Enquanto ela tenta aprender os passos com ele, os dois acabam se conhecendo melhor e começam a se apaixonar. Suas diferentes origens, contudo, podem ser um problema para a família de Baby.

Na época de seu lançamento, o filme se tornou a primeira produção a vender mais de 1 milhão de cópias em vídeo caseiro. A música The Time of my Life ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Canção Original e um Grammy. E a cena de dança da qual a música foi trilha é até hoje referenciada nas mais diversas obras.

5. Um Corpo que Cai (1958)

Gênero: mistério, thriller
Diretor: Alfred Hitchcock
Elenco: James Stewart, Kim Novak, Barbara Bel Geddes

Um dos filmes clássicos do aclamado Alfred Hitchcock, este longa acompanha John Scottie, um detetive aposentado com fobia de altura. Quando John aceita o pedido de um amigo para que ele espione sua esposa, o detetive acaba tendo que enfrentar seu maior medo, pois a mulher tem uma estranha atração por lugares altos.Quando ele estava preste a concluir que a esposa de seu amigo talvez tivesse tendências suicidas, a história começa a dar reviravoltas.

Primeiro filme da história do cinema a usar o efeito de câmera de zoom Dolly, que distorce a perspectiva da imagem, o longa até hoje aparece entre listas de melhores filmes segundo críticos. No ranking de 2007 do American Film Institute, a produção foi reconhecida como nono melhor filme americano de todos os tempos.

6. Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990)

Gênero: romance, drama, sobrenatural
Diretor: Jerry Zucker
Elenco: Patrick Swayze, Demi Moore, Whoopi Goldberg, Tony Goldwyn, Rick Aviles

Se você cresceu assistindo aos filmes da Sessão da Tarde, provavelmente já viu este longa, talvez até mais de uma vez, e ainda topa vez de novo. Um dos maiores romances do cinema, Ghost acompanha o jovem Sam Wheat. Em um momento de crescimento profissional e completamente apaixonado por sua namorada Molly, Sam acaba de comprar um apartamento para morar com ela. Infelizmente, pouco tempo depois ele é morto em um assalto.

Seu espírito permanece no mundo dos vivos, e Sam precisa descobrir o motivo. Ao investigar, ele descobre que sua morte foi uma armação e que Molly também corre perigo. Para protegê-la, ele pede ajuda de uma médium desajeitada, com quem acaba desenvolvendo uma improvável amizade. Filme de maior bilheteria de 1990, Ghost rendeu a Goldberg o Oscar, o Bafta e o Globo de Ouro de por sua incrível atuação.

7. Mudança de Hábito (1992)

Gênero: comédia, musical
Diretor: Emile Ardolino
Elenco: Whoopi Goldberg, Maggie Smith, Harvey Keitel, Mary Wickes, Kathy Najimy

E falando em Whoopi Goldberg, precisamos falar de Mudança de Hábito. A divertidíssima obra não podia faltar em uma lista de melhores filmes clássicos e é dessas que merece ser vista, revista e apresentada às novas gerações. A trama acompanha a cantora Deloris Van Cartier. Após testemunhar um assassinato cometido por um mafioso, Deloris é posta em um programa de proteção da polícia. E para escondê-la, eles a mandam para um convento.

Passando-se por uma freira, Deloris não consegue se adaptar à vida simples e pacata que as demais religiosas ali levam. Mas quando ela assume a orientação do coral do convento, vai revolucionar as músicas religiosas. E isso também pode sofrer alguma resistência. Até hoje, o filme é considerado uma das comédias mais bem sucedidas do cinema, ganhou uma elogiada sequência e uma adaptação para a Broadway.

8. Hiroshima, Meu Amor (1959)

Gênero: drama, romance
Diretor: Alain Resnais
Elenco: Emmanuelle Riva, Eiji Okada, Bernard Fresson, Stella Dassas, Pierre Barbaud

Vamos começar a falar deste longa já destacando o motivo de ele, com certeza, merecer um lugar na nossa lista de grandes filmes clássicos: uma das produções mais influentes da Nouvelle Vague, esta obra franco-japonesa é considerado até hoje um dos filmes mais importantes da história do cinema.

A trama acompanha uma atriz francesa casada. Na cidade de Hiroshima a trabalho, ela acabou de finalizar sua participação em um filme sobre paz. E também decide terminar um relacionamento extraconjugal que mantinha com um arquiteto japonês também casado. A partir daí, a situação faz com que ela relembre um trágico romance que vivenciou durante a guerra.

Embora o filme se trate de um romance, a obra vai além da narrativa simples e explora com profundidade a psicologia, a memória e os comportamentos do ser humano em meio ao trauma e à falta de esperança em um futuro. O longa conquistou o Prêmio das Nações Unidas do BAFTA 1960.

9. Se Meu Apartamento Falasse (1960)

Gênero: comédia
Diretor: Billy Wilder
Elenco: Jack Lemmon, Shirley MacLaine, Fred MacMurray, Ray Walston

Temos aqui mais uma obra que conquistou seu lugar na história do cinema. Se meu apartamento falasse conquistou cinco dos dez Oscars aos quais foi indicado, nas categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte em Preto e Branco e Melhor Edição. O longa ainda venceu em três categorias do BAFTA, três do Globo de Ouro e uma do Festival de Veneza.

A história acompanha um jovem homem solteiro que toma uma decisão inesperada para tentar subir na carreira: emprestar seu próprio apartamento para seus chefes terem encontros extraconjugais com suas amantes. A ideia começa a dar terrivelmente errado quando ele acaba se apaixonando pela amante de um dos executivos.

10. E.T. – O Extraterrestre (1982)

Gênero: ficção científica, drama
Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Henry Thomas, Drew Barrymore, Dee Wallace, Peter Coyote, Robert MacNaughton

Quando um extraterrestre acaba preso na Terra, ele acaba fazendo uma improvável amizade com o menino Elliott. Aos poucos, os dois se tornam grandes amigos e até mesmo os irmãos de Elliott ajudam a esconder o visitante. Contudo, o governo americano está tentando encontrar o E.T., como foi apelidado, para pesquisas científicas. E Elliott corre contra o tempo para ajuda o amigo a descobrir uma forma de retornar a seu planeta.

Por 11 anos, E.T. foi o filme de maior bilheteria de todos os tempos. O longa só foi desbancado no ranking com o lançamento de Jurassic Park, também de Spielberg, em 1993. No ano seguinte, o National Film Registry selecionou a obra para preservação como “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo”.

11. A Vida é Bela (1997)

Gênero: comédia dramática, guerra
Diretor: Roberto Benigni
Elenco: Roberto Benigni, Nicoletta Braschi, Giorgio Cantarini, Giustino Durano

Com certeza um dos filmes mais emocionantes da história do cinema, esta obra traz uma visão sem igual da Segunda Guerra Mundial, em meio ao desespero de um pai para cuidar de seu filho e à imaginação do menino. Aqui conhecemos Guido, um homem ítalo-judeu que viveu na Itália Fascista durante o período da guerra.

Quando ele e seu filho são presos em um campo de concentração, ele cria um mundo de fantasia para fazer com que o pequeno Giosué acredite que tudo é parte de um grande jogo, uma inocente brincadeira. Em meio à apatia e à falta de esperanças dos demais prisioneiros, a perseverança de Guido e a inocência de Giosué amplificam as emoções do espectador e humanizam a narrativa de uma trama de guerra.

A Vida é Bela conquistou os Oscars de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Ator e Melhor trilha sonora para filme dramático. Além disso, venceu nove Prêmios David di Donatello na Itália e o o Grand Prix do Festival de Cannes.

12. Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Gênero: comédia
Diretor: John Hughes
Elenco: Matthew Broderick, Mia Sara, Alan Ruck, Jeffrey Jones, Jennifer Grey

Todo jovem já teve a vontade de fazer o que apenas Ferris Bueller foi capaz de fazer. Para fugir de um dia de aulas chatas na escola, Ferris fingiu estar doente. Bastou seus pais saírem de casa, para o o adolescente correr para aproveitar o dia ao lado de seu melhor amigo e sua namorada de maneiras hilárias. Tudo isso, com o diretor da escola tentando encontrá-los pela cidade.

Dirigido por John Hughes, o “mestre dos filmes adolescentes dos anos 1980”, o longa foi descrito por diversos críticos como uma obra que você não se cansa de rever. O dia de diversão de Ferris Bueller atinge proporções épicas em cenas que até hoje são referenciadas em outros filmes e séries.

13. Clube dos Cinco (1985)

Gênero: comédia, drama
Diretor: John Hughes
Elenco: Emilio Estevez, Anthony Michael Hall, Judd Nelson, Molly Ringwald, Ally Sheedy

E falando em John Hughes, não podemos deixar de fora este que foi um dos principais filmes de sua carreira. Considerado pela crítica um dos maiores filmes sobre ensino médio já feitos, Clube dos Cinco se tornou um clássico cult e faz parte do registro de preservação do National Film Registry desde 2016, sendo uma das obras destacadas como “cultural, historicamente ou esteticamente significativo”.

Nesta divertida e marcante trama, conhecemos cinco estudantes do ensino médio completamente diferentes e que provavelmente nunca sequer conversariam no dia a dia da escola. Uma jovem reservada e meio gótica, um atleta, um rebelde, um nerd e uma patricinha compõem o improvável grupo. Conforme o dia de detenção vai passando, contudo, eles conversam sobre suas vidas, começam a descobrir que podem ter muito em comum e que todos enfrentam diferentes desafios.

14. Uma Linda Mulher (1990)

Gênero: comédia romântica
Diretor: Garry Marshall
Elenco: Julia Roberts, Richard Gere, Jason Alexander

Vivian Ward trabalhava com prostituta em Hollywood, com o sonho de um dia retomar seus estudos. Sua vida muda ao conhecer o rico empresário Edward Lewis. Após contratar a jovem por uma noite, Edward usufrui apenas de sua companhia e conversa. Ele, então, lhe faz uma proposta inesperada: contratá-la para que ela finja ser sua namorada em eventos sociais e empresariais aos quais precisará comparecer.

A partir daí, os dois vão se conhecendo melhor. Apesar da vida dura, Vivian é uma mulher alegre, positiva e que se encanta com tudo ao seu redor e respeita a todos. Já Edward, mesmo podendo comprar tudo o que desejar, é um homem solitário e com traumas no passado. Com o tempo, os dois se apaixonam, mas suas diferentes origens podem ser grandes obstáculos. Até hoje, Uma Linda mulher é um dos filmes mais populares da história do cinema e uma das comédias românticas mais bem sucedidas.

15. Cantando na Chuva (1952)

Gênero: comédia romântica
Diretor: Garry Marshall
Elenco: Julia Roberts, Richard Gere, Jason Alexander

Este filme é obrigatório para aqueles cinéfilos que querem conhecer um pouco mais sobre a história do cinema. Primeiro porque o filme em si é um grande clássico, referenciado e aclamado até os dias de hoje. Segundo porque a trama do longa se passa exatamente no momento de transição do cinema mudo para o falado, durante os anos 1920.

Falas mal ditas, dificuldade dos atores de decorar as falas, falhas no som e até mesmo a voz desagradável de uma das atrizes são alguns dos obstáculos que os estúdios da época enfrentam. Em meio a tudo isso, vemos dois atores se apaixonando aos poucos e vivenciando um romance que marcou a história do cinema, principalmente com a emblemática cena em que ele canta e dança sob a chuva. Até hoje, é considerado um dos melhores filmes musicais de todos os tempos.

16. Esqueceram de Mim (1990)

Gênero: comédia, família, natal
Diretor: Chris Columbus
Elenco: Macaulay Culkin, Joe Pesci, Daniel Stern, John Heard, Catherine O’Hara

A época natalina pede uma maratona dos dois filmes da franquia original de Esqueceram de mim. O longa que marcou o natal de tantas gerações, acompanha a família McCallister. Durante a partida para uma viagem a Paris, são tantas as crianças da família, que o jovem Kevin acaba sendo deixado acidentalmente para trás. Enquanto a mãe de Kevin faz de tudo para retornar e encontrar o filho, o menino aproveita a liberdade de estar em casa sozinho.

A diversão, porém, acaba sendo interrompida quando uma dupla de famosos ladrões de casas fica de olho na residência dos McCallister. Mesmo com saudade de sua família e com medo dos assaltantes, Kevin cria um plano incrível com engenhosas armadilhas por toda a casa. Durante 21 anos, o longa foi a comédia com maior bilheteria dos Estados Unidos. Até hoje, é visto como um dos melhores filmes de comédia, de família e de natal, conquistando novas gerações todos os anos.

17. A Janela Indiscreta (1954)

Gênero: mistério, suspense
Diretor: Alfred Hitchcock
Elenco: James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey, Thelma Ritter, Raymond Burr

Mais uma das aclamadas obras de Hitchcock, este filme acompanha o fotógrafo L.B. Jefries. Após sofrer um acidente no qual acabou quebrando sua perna, L.B. está confinado em seu apartamento em Greenwich Village, Nova York. Entediado, ele passa a espionar a vida dos vizinhos. O que parecia um passatempo bobo, contudo, acaba se tornando algo perigoso quando o fotógrafo acredita ter visto provas de um assassinato.

Considerado um dos melhores filmes de Hitchcock, o longa entrou em diversas listas dos maiores filmes dos Estados Unidos. A obra foi bastante elogiada pelos críticos pela abordagem das nuances do voyerismo. Até hoje, sua história é recontada e referenciada em outras produções.

18. Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Gênero: drama
Diretor: Peter Weir
Elenco: Robin Williams, Robert Sean Leonard, Ethan Hawke

Um dos filmes que consagrou a trajetória do brilhante Robin Williams no cinema, este longa acompanha a chegada do novo professor de inglês John Keating a uma escola preparatória para meninos. A instituição é extremamente tradicional e conta com a pressão dos professores e dos pais para manter os estudantes na linha. Keating, contudo, usa métodos de ensino pouco ortodoxos e passa a ajudar seus alunos a vencerem medos, timidez e a seguir seus sonhos independente da pressão exterior.

O longa foi aclamado pelo público e pela crítica e até hoje segue entre as principais indicações de filmes clássicos para assistir. Indicado a quatro Oscars – melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original e melhor ator – conquistou a estatueta na categoria melhor roteiro original.

19. O Poderoso Chefão (1972)

Gênero: drama, gângster
Diretor: Francis Ford Coppola
Elenco: Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Richard Castellano, Robert Duvall

Clássico dos clássicos, este filme acompanha uma família de mafiosos que tenta ampliar seu poder nos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial. Quando o patriarca da família, Vito Corleone, sofre uma tentativa de assassinato e fica incapacitado, seus filhos Michael e Sonny precisam assumir os negócios.

Vencedor dos Oscars de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator (tendo sido indicado a dez), o longa é até hoje considerado um dos melhores filmes de gângster de todos os tempos e um dos filmes mais importantes da história do cinema. Foi selecionado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para ser preservado no National Film Registry por sua importância cultural e histórica.

20. Um Sonho de Liberdade (1994)

Gênero: drama
Diretor: Frank Darabont
Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton, William Sadler

O banqueiro Andy Dufresne foi condenado a prisão perpétua pelo assassinato de sua esposa e do amante com quem ela estava. No decorrer de duas décadas, acompanhamos ele fazer amizade com o detento e contrabandista Ellis Boyd “Red” Redding. Red é parte do sistema de lavagem de dinheiro organizado pelo diretor da prisão.

O longa foi indicado a sete Oscars e recebeu grandes elogios da crítica e do público, além de também ser escolhido para preservação no Registro Nacional de Filmes. Até hoje, é exibido na televisão de diversos países e mantém a popularidade entre aqueles que já assistiram ao filme.

21. O Iluminado (1980)

Gênero: drama, terror, suspense
Diretor: Stanley Kubrick
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers

Este filme clássico é quase obrigatório para todos os fãs de cinema, mas com certeza é indispensável para os admiradores do gênero terror. Baseado na obra do rei do terror Stephen King, o longa conta a história de Jack Torrance. Aspirante a escritor e alcoólatra em recuperação, Jack aceita um trabalho no isolado Overlook Hotel.

Com sua esposa Wendy e seu filhinho Danny, ele começa a passar por estranhas experiências com forças sobrenaturais que existem no local. Enquanto Danny tem habilidades psíquicas com as quais pode ver tudo que aconteceu no macabro passado do hotel, Jack acaba sendo controlado pelas forças sobrenaturais e se torna um grande risco para sua própria família.

Considerado um ícone da cultura pop e do gênero de terror, o longa ganhou uma sequência 39 anos depois de seu lançamento. No filme Doutor Sono, vemos Danny Torrence já mais velho, precisando encarar seu traumático passado para ajudar uma jovem menina que também tem habilidades psíquicas e corre grande risco.

22. Psicose (1960)

Gênero: suspense, terror
Diretor: Alfred Hitchcock
Elenco: Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles, John Gavin, Martin Balsam

E se é para falar de terror, não podemos deixar Psicose de fora da lista dos melhores filmes clássicos. O filme acompanha uma mulher que roubou 40 mil dólares da empresa em que trabalhava, planejando usar o dinheiro para casar com seu namorado. Durante sua fuga pela estrada, uma tempestade faz com que a jovem decida parar no Bates Motel, uma hospedagem simples.

Ela é recebida pelo nervoso Norman bates, um jovem que tem uma relação problemática com sua mãe e que demonstra interesse em taxidermia. Os acontecimentos que se seguem surpreenderam o público e marcaram a história do cinema, com cenas da noite de terror da hóspede sendo replicadas e referenciadas em muitas obras depois.

Até hoje, o longa é considerado um dos clássicos do terror e ganhou uma série spinoff prequel. A série Bates Motel teve cinco temporadas e contou com Fredie Highmore no papel de Norman Bates e Vera Farmiga como sua mãe Norma. A trama acompanhou a juventude de Norman e tudo que ele passou com sua mãe antes do filme.

23. Matilda (1996)

Gênero: comédia, fantasia
Diretor: Danny DeVito
Elenco: Mara Wilson, Danny DeVito, Rhea Perlman, Embeth Davidtz

Baseado em um dos livros clássicos do escritor britânico Roald Dahl, este filme encantou a infância de muitas gerações com a história da pequena Matilda. Apaixonada por livros e com habilidades psicocinéticas, Matilda tenta usar isso para lidar com a vida solitária que leva ao lado de sua arrogante família.

Quando ela vai para a Escola Primária, contudo, sua preocupação precisa ser com a terrível diretora Agatha Trunchbull. As novas amizades e o novo sentimento de família que a menina encontra na escola vão lhe dar forças para revolucionar a instituição e mudar sua própria vida.

Para os apaixonados pela história de Matilda, fica também uma boa notícia. O livro de Dahl também inspirou anos depois um musical na Broadway. E a Netflix desenvolveu um filme baseado no musical, que chega ao catálogo do streaming no final de 2022.

CONFIRA AINDA MAIS OPÇÕES DO QUE VER

Os filmes de suspense que vão te deixar suando frio

Os melhores filmes de ação para assistir este ano

Os melhores filmes de aventura de todos os tempos!

Os filmes de terror mais pesados que vão te dar pesadelos

Os melhores filmes de comédia para assistir este ano

Related Articles

Leave a Comment