A internet representou uma mudança radical no jornalismo. Por muitos anos, trabalhei em redações e empresas jornalísticas e também dei aulas em universidades, sempre com especial interesse no digital e nas oportunidades de inovação que se abrem à indústria todos os dias.
No Google, à frente do GNI Startups Lab, um programa de aceleração de empresas com foco no jornalismo, sigo acompanhando de perto o surgimento de novos veículos e a transformação promovida pelo digital nas empresas de notícias.
Hoje, anunciamos as 16 empresas de notícias que participarão da segunda edição do GNI Startups Lab, seis a mais que a edição passada. O objetivo do programa – desenvolvido em parceria da Ajor (Associação de Jornalismo Digital) e a Echos, laboratório de futuros desejáveis – é contribuir com as novas iniciativas da indústria de notícias para que elas possam inovar e desenvolver novos modelos de negócios mais inclusivos e sustentáveis dentro do jornalismo.
Além de US$ 20 mil (valores brutos) em financiamento para ser utilizado pelos fundadores ao longo do programa, os veículos selecionados receberão 16 semanas de workshops e treinamento, com acompanhamento individual, sobre temas fundamentais para a viabilidade financeira de um meio jornalístico, estratégia de negócio, identidade de produto, vendas, marketing, construção de comunidade e captação de recursos.
A experiência gerada pelo programa em sua primeira edição, concluída em 2021, juntamente com insights de muitos empreendedores e parceiros da Google News Initiative, resultou em um playbook em português, que reúne o passo a passo da aceleração para que qualquer empresa jornalística também possa se beneficiar.
Conheça abaixo os veículos selecionados para a turma de 2022 do Startups Lab – e como se apresentam, em suas próprias palavras:
GNI Startups Lab 2022
As oficinas do Startups Lab começam em 15 de agosto e se estendem até 2 de dezembro.