Home Cinema Crítica – Brincadeira gostosa e muita imaginação com Lost in Play

Crítica – Brincadeira gostosa e muita imaginação com Lost in Play

by

Ser adulto, às vezes, é um saco. Cai tanta responsabilidade e obrigações que nem sempre sobra aquele tempinho desejado para fazer coisas legais. Nessas horas, você já se pegou lembrando de quando era criança? De tempos mais simples onde tinha muito tempo sobrando e qualquer caixa vazia podia virar o brinquedo mais divertido do mundo? Isso é, pressupondo que tenha uma imaginação fértil… e normalmente criança tem isso.

Lost in Play retrata esse lado fantástico da “brincadeira com muita imaginação”. É um jogo interativo point and click, cuja narrativa segue conforme os cenários são explorados, objetos são coletados e quebra-cabeças de todos os tipos são solucionados — eles vão desde os que dependem de lógica até àqueles que exigem uma boa memória.

O jogo está disponível com legendas em pt-br e em vários outros idiomas, mas isso só faz diferença enquanto você está no menu ou mexendo nas configurações. Já dentro do jogo não há textos e os personagens falam uma língua própria, porém fácil de “interpretar” o que estão dizendo.

É como fazer parte de um desenho animado 

A história é sobre Toto e Gal, dois irmãos que acordam num final de semana, ou em algum momento de férias da escola — aí depende muito da sua interpretação —, e começam a procurar o que fazer para espantar o tédio. Toto logo se enterra no videogame, enquanto Gal tenta puxá-lo para brincar.

Nisso, eles acabam saindo de casa e o mundo ao redor vai lentamente se transformando em algo mágico e misterioso. É quase como assistir a um desenho animado. Se você é fã de Gravity Falls, Hilda ou O Segredo Além do Jardim, com certeza vai traçar algumas similaridades, como criaturas místicas, personagens com chapéus pontudos e segredos escondidos em todo canto.

Resolvendo os quebra-cabeças

Os quebra-cabeças são realmente bem variados, então o nível de dificuldade vai depender do que cada jogador tem mais familiaridade. Eu, por exemplo, cheguei até a me irritar um pouco com os jogos de tabuleiro. Além do adversário ser muito esperto, em alguns casos demorei a entender as regras e tive de jogar várias vezes até aprender e sair vitoriosa.

Enquanto você desbrava o mundo mágico de aventuras, a narrativa é intercalada com vários minigames. Descobrir o que fazer por mérito é um dos desafios. Mas caso se sinta totalmente sem ideia do que fazer, há uma pequena lâmpada no canto superior da tela que pode dar dicas.

Enquanto você desbrava o mundo mágico de aventuras, a narrativa é intercalada com vários minigames. Descobrir o que fazer por mérito é um dos desafios. Mas caso se sinta totalmente sem ideia do que fazer, há uma pequena lâmpada no canto superior da tela que pode dar dicas.

Mas antes de recorrer às dicas, seja observador e clique em coisas por todo o cenário, principalmente símbolos e formas geométricas, além de prestar atenção nas animações dos personagens com os quais interage.

Experiência agradável, brincadeira desafiadora 

Foi uma experiência divertida e bem aconchegante. Assim como as crianças se entregam à imaginação, eu me entreguei à história e ao desafio. Sim! Ao desafio! Porque alguns quebra-cabeças, mesmo com um design intuitivo, podem não ser tão fáceis de resolver e isso porque o jogo em si pode parece meio obtuso em algumas dicas básicas — isso pode frustrar jogadores mais jovens ou os mais impacientes.

Mas eu persisti porque queria muito continuar a aventura. E a sensação de resolver algo difícil é sempre muito revigorante.

Lost in Play é um jogo desenvolvido pela Happy Juice Games, um estúdio comprometido em elevar seus jogos ao próximo nível, principalmente quando o charme está na animação. E nesse ponto é um jogo ridiculamente bonito, além de uma gostosa e alegre brincadeira em um um mundo de sonhos e muita imaginação.

■ Jogo:  Lost in Play    ■ Publicação: Joystick Ventures    ■ Desenvolvedora: 
Happy Juice Games  ■ Plataformas: Nintendo Switch PC    ■ Lançamento: 10/08/2022

The post Crítica – Brincadeira gostosa e muita imaginação com Lost in Play appeared first on Geek Here.

Related Articles

Leave a Comment