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Como usar o Google Trends para acompanhar as buscas sobre as Eleições 2022

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No fim de agosto, faltando pouco mais de um mês para o primeiro turno das eleições no Brasil, lançamos a Central Google Trends – Eleições 2022, uma página especial que reúne dados e insights sobre a disputa eleitoral de acordo com o que as pessoas consultam na Busca do Google. Nosso objetivo é oferecer possibilidades e diferentes recortes de pesquisa a partir dos dados de Trends em único lugar.

Além da página principal, cada candidato e candidata a presidente tem sua própria seção, com mais tendências de busca e pesquisas relacionadas a cada um. A partir desta semana, também será possível encontrar na Central informações específicas sobre a corrida eleitoral a nível estadual nos cinco maiores colégios eleitorais do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul. As novas páginas incluem ainda dados sobre os postulantes ao governo de cada estado.

E como você pode usar melhor a central de dados do Google Trends? Abaixo, separamos cinco dicas que podem ajudar a entender como usar a ferramenta.

Vale reforçar que as páginas são atualizadas automaticamente e os dados refletem apenas o interesse das pessoas na Busca, e não a intenção de voto.

1 . Como saber a distribuição do interesse de busca pelos candidatos

Logo no começo da página, você encontra o “interesse de busca nos candidatos, últimos sete dias”. O que isso mostra?

Essa caixa apresenta como o interesse na Busca é distribuído entre os candidatos à Presidência no período de tempo escolhido. Ou seja, dos 11 candidatos a presidente nestas eleições, quais foram os mais ou os menos buscados nos últimos sete dias. Ao monitorar essa caixa também é possível notar se houve crescimento ou queda de interesse por algum candidato nas pesquisas realizadas no buscador.

Caixa mostra distribuição do interesse de busca entre os candidatos no Google

A caixa “Interesse de busca nos partidos dos presidenciáveis, últimos sete dias” funciona da mesma forma, mas com os partidos dos candidatos a presidente.

Distribuição do interesse de busca entre os partidos dos candidatos a presidente nos últimos sete dias, no Google

2. Como saber em qual estado o candidato é mais ou menos buscado

Uma série de mapas do Brasil ajudam a mostrar quais unidades federativas (estados e Distrito Federal) se interessam mais e menos por um candidato nos últimos sete dias. Ao ter essas caixas próximas, você consegue comparar os candidatos com mais facilidade.

O candidato é mais buscado no estado onde nasceu ou o candidato é mais buscado onde fez campanha recentemente? O candidato já visitou o estado onde tem menos buscas?

Os dados estão em constante atualização, de forma automática, mas essas perguntas são interessantes ao observar os mapas de interesse dos candidatos.

Mapas do Brasil mostram distribuição do interesse de busca nos candidatos

Vale lembrar que, se você deseja ver o interesse de outra pessoa pública ou de algum assunto por estado ou Distrito Federal, você pode usar a ferramenta completa do Google Trends e fazer as suas próprias consultas.

3. Descobrindo os temas e pesquisas relacionadas

As pesquisas relacionadas são muito interessantes para encontrar insights porque oferecem ainda mais dados sobre o assunto buscado. No caso da Central das Eleições, as pesquisas relacionadas da página são inicialmente sobre os candidatos à Presidência e depois sobre palavras-chave das eleições, como voto, pesquisa eleitoral e TSE.

E o que essas caixas mostram? Os termos com maior crescimento (“em ascensão”) e também os termos mais buscados (“principais”) ao lado de um nome, que pode ser de um dos presidenciáveis. Isso ajuda a entender qual o interesse das pessoas em relação ao candidato ou candidata. As pesquisas relacionadas nessa caixa mostram dados dos últimos sete dias, o que garante um conteúdo “quente” na modalidade “em ascensão”.

Pesquisas relacionadas com termos “em ascensão” ao lado do nome dos candidatos Lula e Bolsonaro nos últimos sete dias, no Google

Vale lembrar que as caixas mostram dados das sessões de busca dos usuários e podem conter informações imprecisas ou não relacionadas aos candidatos. Em alguns casos, não há dados suficientes para exibir em uma caixa.

4. Interesse histórico: Explorando as tendências de busca ao longo do tempo

A página também tem caixas com gráficos de linha que mostram o interesse em períodos mais longos, como no ano de 2022 e nos últimos 30 dias. Assim, é possível ver como as buscas sobre esses assuntos (ou nomes) oscilaram no período.

Houve alguma mudança nesse período, como uma ultrapassagem de um candidato em relação a outro? Há alguma tendência? Os dados mostram os assuntos (ou nomes) na escala de 0 a 100, sendo que 100 indica o pico de interesse e zero, o menor patamar (não significa que não houve busca, já que os dados do Google Trends são uma amostra). Desta forma, a maneira correta de abordar esse índice é sem o percentual (“80”, em vez de “80%”).

Gráfico mostra o interesse de busca por seis temas nos últimos 30 dias, no Google

5. Explore a fundo a página dos candidatos

Ao clicar na ilustração dos candidatos logo no topo da página, você é direcionado para uma página que exibe insights e dados específicos sobre quem está na disputa nacional.

Na página, há caixas que mostram a distribuição do interesse do candidato pelo Brasil, pesquisas relacionadas, interesse na Busca nos últimos sete dias e interesse na Busca desde o início da série histórica do Google, em 2004.

Todas essas caixas podem ser feitas por você na ferramenta do Google Trends, que também permite exportar os dados e até copiar o código Embed para inserir em um HTML. Conheça mais recursos da ferramenta e faça as suas próprias consultas no site do Google Trends.

Espero ter contribuído para que você tenha mais ferramentas ao seu alcance e consiga se informar melhor sobre os candidatos, como votar e também descobrir tendências importantes sobre as Eleições no Brasil. O Google Trends pode ser um grande aliado para conseguir dados e insights sobre qualquer assunto: economia, saúde, ciência, internacional, comportamento, cidades… São inúmeras as possibilidades para aplicar Trends na sua pesquisa ou trabalho jornalístico, por exemplo. Faça as suas consultas e explore a ferramenta!

*As imagens do texto são ilustrativas e foram captadas na segunda semana de setembro.

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