A Busca é tão útil e diversa quanto o ecossistema da web na qual ela se baseia. Por isso, um dos nossos objetivos mais importantes tem sido criar uma experiência que ofereça informação de qualidade e também promova mais diversidade de vozes no ecossistema da web.
Hoje, estamos reforçando esse compromisso com o lançamento no Brasil de uma iniciativa de capacitação digital para criadores de conteúdo negros na web: o Black Creator Program.
Em parceria com o Creators LLC, uma startup que conecta criadores e marcas de conteúdo, o programa vai selecionar 100 produtores de conteúdo negros em início de carreira que receberão mentoria profissional para construir o próprio site e gerenciar sua presença digital. As inscrições para o processo seletivo começam hoje e podem ser feitas até dia 25 de setembro.
Com essa iniciativa, queremos apoiar diretamente produtores de conteúdo negros com ferramentas para dar vida às suas histórias online, incentivando a produção de conteúdo mais representativo e de qualidade em toda a web e, consequentemente, para a Busca do Google.
Os candidatos podem ser pequenos produtores de conteúdo e ainda não ter um site publicado. Isso porque, durante o programa, eles criarão seu próprio site e terão mentorias com influenciadores e outros criadores de conteúdo, com os quais irão aprender a usar as melhores ferramentas para monetizar e definir métricas de sucesso.
Entre outubro de 2022 e abril de 2023, os criadores selecionados receberão ainda um apoio financeiro individual de até R$ 9.000 ao longo do programa, conforme cumpram as etapas da iniciativa, além de suporte à saúde mental e de bem-estar por meio de iniciativas de integração propostas pela AfroSaúde -healthtech especializada em saúde mental de pessoas negras.
Para se candidatar ao programa, basta acessar o link oficial e preencher o formulário. Os critérios de seleção incluem: ser criador de conteúdo, residente do Brasil, preto ou pardo, maior de 18 anos, que estejam produzindo conteúdo de qualidade frequentemente nas redes sociais há pelo menos 12 meses. As aulas começam em outubro deste ano e seguem até abril de 2023. Para um melhor aproveitamento, é necessário ter um computador e conexão à internet.