Adão Negro chega aos cinemas esta semana e você já pode ler a nossa crítica aqui no site, mas vamos combinar que ele ainda é um personagem bem desconhecido do grande público. Alguns o chamam de vilão. Outros, de anti-herói, e há até quem diga que ele é um monarca exemplar. Certamente, Teth-Adam foi muita coisa em todas essas décadas de existência, e finalmente chegou a hora de o resto do mundo descobrir isso.
Aproveitando que o filme está entrando em cartaz, por que não descobrirmos mais sobre ele agora? Então grite “SHAZAM!” e vem com a gente!
Gênese(s)
Criado por Otto Binder e C. C. Beck para a finada editora Fawcett Comics, a primeira aparição do Adão Negro foi na HQ The Marvel Family # 1, publicada em dezembro de 1945. Sim, ele nem sempre pertenceu à DC Comics, aportando por lá somente em 1973.
Nascido Teth-Adam, ele foi o primeiro campeão escolhido pelo Mago Shazam, milênios antes de Billy Batson sequer existir, ainda no antigo Egito. Contudo, enlouquecido por seu poder, ele passou a aplicar sua própria visão de justiça sobre a Terra, oprimindo os mais fracos e fazendo suas próprias leis. Para impedi-lo, o mago o baniu para uma estrela localizada nos confins do universo, de onde ele voltou 5000 anos depois sedento por vingança e se tornou um dos maiores inimigos do Capitão Marvel, hoje conhecido como Shazam!.
Em sua primeira aparição, Adão Negro dá muito trabalho para a Família Shazam
Na década de 70, já como parte do universo de personagens da DC Comics, Adão Negro é revivido pelo Doutor Silvana com um de seus inventos e mais uma vez tentou colocar em prática seus planos de conquista, sendo derrotado diversas vezes pela Família Shazam e outros grandes heróis da editora. Mas é da DC que estamos falando, então logo viriam alguns reboots que mudariam detalhes de sua origem e personalidade.
Em sua nova origem, Teth-Adam é nativo da nação de Kahndaq, e após ganhar seus poderes, libertou seu povo da escravidão apenas para se tornar seu novo soberano. Ele é derrotado pelo Mago, que retira seus poderes e os prende a um escaravelho, o matando no processo. Séculos depois, ele reencarna no jovem Theo Adam, um aprendiz que arqueólogo que acompanhava os pais de Billy em uma escavação no Egito. Adam então toma o artefato e os poderes dele para si, se tornando o novo Adão Negro, mas isso também não durou muito.
Mesmo em sua fase moderna, o Adão Negro não perdoa
A partir do reboot Os Novos 52, ele ganhou uma nova origem, que é a que conta hoje em dia. Agora, Teth-Adam era um escravo em Kahndaq, e depois de ter sido capturado junto de seu sobrinho Aman, é salvo pelo Mago Shazam, que dá a Aman seus poderes. Mas o invejoso Teth rouba os poderes do menino e os usa para dominar Kahndaq com mão de ferro, aplicando justiça e punição em igual medida. Agora, ele se assemelha mais a um anti-herói do que a um vilão propriamente dito, lutando por seus próprios interesses, sim, mas também ajudando os heróis quando julga correto.
Poderes e habilidades
Mesmo para heróis como o Superman, enfrentar o Adão Negro é um desafio e tanto
Assim como os poderes de Shazam! vem dos deuses gregos, o Adão Negro tira os seus das divindades egípcias. São eles:
O vigor de Shu: Resistência quase infinita
A velocidade de Hórus: Voo, agilidade e reflexos super-humanos
A força de Amon: A boa e velha super-força
A sabedoria de Zehuti: Ele é capaz de aprender novas informações e habilidades com uma velocidade impressionante, além de ter seus sentidos aguçados para muito além de um ser humano comum
O poder de Atem: Ele é capaz de produzir poderosos raios a partir de seu corpo com sua magia, conseguindo ferir heróis como Superman e Mulher-Maravilha e até de recarregar a força de aceleração do Flash.
A coragem de Mehen: Sua resiliência física e mental são quase inequiparáveis. Além disso, ele não envelhece, sendo basicamente imortal, e na remota possibilidade de ele ser ferido, é capaz de se curar rapidamente.
Como se tudo isso fosse pouca coisa, o Adão Negro pode ainda conjurar uma vasta gama de feitiços para os mais variados propósitos, além de compartilhar seu poder com qualquer um que ele julgue digno de tamanha honraria.
Adão Negro em outras mídias
Shazam! precisou da ajuda do Superman para derrotar o Adão Negro em um curta-metragem animado
O Adão Negro pode estar indo para o cinema só agora, mas isso não quer dizer que ele tenha ficado esse tempo todo só nos quadrinhos. O personagem fez diversas aparições em desenhos, games e séries de TV, mesmo quando era apenas mencionado por nome.
O maior número de participações dele certamente é nas animações. Ele esteve presente no desenho clássico do Shazam! de 1981 e também em séries como Batman: Os Bravos e Destemidos, Justiça Jovem, Liga da Justiça: Ação e no curta-metragem Superman/Shazam!: O Retorno do Adão Negro, onde enfrenta o Homem de Aço em pessoa. Sua última aparição animada foi em DC Liga dos Superpets, onde está em uma cena pós-créditos também ao lado do Superman.
Adão Negro em Injustice 2: aliado do Superman na tirania da Terra
Nos games, ele é um personagem jogável nos títulos da franquia LEGO, como LEGO DC Super-Villains e LEGO Batman 3: Beyond Gotham. Mas nesta mídia, ele é lembrado principalmente por suas participações em Injustice 1 e 2, onde mostra todo seu poder como um dos lutadores selecionáveis. Na trama, ele é um dos aliados da versão tirana do Superman (ele de novo), que abandonou a justiça para se tornar ele mesmo um ditador sanguinário.
No cinema
Dwayne Johnson é o Adão Negro do cinema
Agora, 77 anos depois de sua primeira aparição nos quadrinhos, o Adão Negro está prestes a chegar aos cinemas, com Dwayne Johnson no papel principal. O filme é um enorme projeto de amor do ator, que tenta há 15 anos levá-lo para a tela grande e finalmente conseguiu.
No longa, Teth-Adam acorda de seu sono de cinco mil anos na era moderna, sedento de vingança por aqueles que o traíram e mataram seu único filho. Com poderes além da compreensão humana e visto como um risco para a segurança do planeta Terra, Amanda Waller (Viola Davis) despacha a Sociedade da Justiça – Ciclone (Quintessa Swindell), Esmaga-Átomo (Noah Centineo), Gavião Negro (Aldis Hodge) e Senhor Destino (Pierce Brosnan) – para lidar com ele, enquanto a verdadeira ameaça está prestes a se erguer das profundezas do inferno.
As reações iniciais do filme foram bastante positivas, mas logo teremos nossa chance de descobrir quando Adão Negro estrear no cinema, em 20 de outubro. Há quem diga até que um certo kryptoniano pode dar as caras… será?
The post Adão Negro: História, poderes e habilidades do anti-herói da DC appeared first on Geek Here.