O Google Assistente caiu na rotina dos brasileiros. Todos os dias, a funcionalidade é usada, entre outras coisas, para definir alarmes, saber quais são as notícias do dia e tocar músicas. Nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, percebemos que muitas pessoas também começaram a usar a plataforma para dizer como se sentiam naquele momento. Milhares delas relataram que estavam se sentindo tristes, cansadas e ansiosas. De acordo com dados da nossa plataforma, o número de vezes que o comando “Ok Google, me sinto sozinho/a”, é acionado, por exemplo, aumentou 50% de agosto de 2019 para agosto de 2020 e permanece estável até hoje. Algo semelhante aconteceu com frases como “Ok Google, me sinto triste” e “Ok Google, estou infeliz”, cuja frequência aumentou 20% no mesmo período de agosto de 2019 a agosto de 2022.
A partir disso, trabalhamos em maneiras de utilizar o Google Assistente para ajudar as pessoas a terem acesso rápido a informações confiáveis nesses momentos. Hoje, 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, anunciamos nossa nova iniciativa “Estou aqui para você”, do Google Assistente, que reúne uma série de respostas para auxiliar as pessoas a lidarem com os sentimentos de solidão e de tristeza. Com essa atualização, o nosso assistente de voz passará a responder quando alguém diz que está triste, que se sente sozinho ou que não tem amigos. As respostas, desenvolvidas pelo time de Personalidade do Google Assistente, passaram pela revisão da Safe Space, empresa focada em tornar a saúde mental mais acessível.
Agora, ao ouvir comandos de voz com frases como “Ok Google, me sinto sozinho” e “Ok Google, me sinto triste”, o Assistente traz dicas de bem-estar desenvolvidas para serem simples e ajudar quem está tentando lidar com emoções difíceis e precisam de um acesso imediato à informação. Ao final de cada uma das respostas, o Assistente reforça a importância de buscar apoio especializado se a pessoa sentir que precisa.
Respostas do Google Assistente para frases de tristeza e solidão
Queremos destacar que a novidade não vem para substituir, de forma alguma, o trabalho psicológico profissional, mas sim de auxiliá-lo, contribuindo com a melhora da saúde mental no Brasil e incentivando e trazendo reconhecimento para a área. Prestar apoio é uma das ações mais significativas e eficientes que temos em mãos para melhorar e trazer conforto a alguém em situação de dificuldade.
As novas respostas já estão disponíveis em todas as versões do Google Assistente no Brasil.