Apoiar o crescimento sustentável de empresas jornalísticas de pequeno e médio porte em todo o país, permitindo que elas continuem a produzir conteúdo jornalístico local, combatendo desertos de notícia e enfrentando a desinformação em suas comunidades. É esse o nosso propósito ao anunciar hoje o GNI Local Lab no Brasil, programa que apoiará até 100 pequenos e médios veículos de jornalismo no país, com capacitação para o desenvolvimento técnico, estratégico e econômico dessas empresas. As inscrições para o programa estão abertas, com prazo até 26 de junho.
Com o duplo foco na capacitação técnica e também de negócios, o Local Lab é a primeira iniciativa do tipo criada pela Google News Initiative (GNI) no mundo, buscando promover o desenvolvimento de organizações jornalísticas e a sustentabilidade dos seus negócios no meio digital.
As equipes selecionadas receberão, ao longo de 10 meses, apoio técnico dedicado, análises técnicas aprofundadas e treinamento do Google para melhorar a infraestrutura digital, o engajamento da audiência e o desenvolvimento de negócios dos seus veículos. Além de contar com o apoio dos especialistas e consultores, as empresas jornalísticas também terão a oportunidade de simular diferentes estratégias para desenvolver ou aprimorar seus modelos de negócios.
Para participar, os candidatos devem produzir conteúdos originais e jornalísticos, empregar de 2 até 100 jornalistas em tempo integral na redação e estar em operação há pelo menos 12 meses. Podem se inscrever veículos nativos digitais, jornais, revistas e emissoras de rádio ou televisão.
O GNI Local Lab conta com a parceria e apoio de três das mais importantes associações jornalísticas do país: Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação de Jornalismo Digital (AJOR). Aos 100 veículos selecionados, serão oferecidas sessões de mentoria pelas associações, além de uma série de workshops abertos a todo ecossistema de notícias sobre compreensão da audiência e o perfil do leitor brasileiro, além de melhores práticas para o trabalho jornalístico no digital.
O que é o GNI Local Lab?
O GNI Local Lab apoia pequenas e médias organizações jornalísticas dedicadas a produzir conteúdos originais no Brasil a aprimorar suas operações no meio digital. Os selecionados receberão treinamentos e apoio técnico para aumentar suas receitas digitais e melhorar o engajamento da audiência. O programa iniciará em 1 de agosto de 2022 e irá até 30 de abril de 2023.
Quem pode se inscrever?
Podem participar veículos tradicionais, digitais, rádios e emissoras de rádio/televisão em operação há pelo menos 12 meses e que empreguem de 2 a 100 jornalistas em suas redações. Não serão aceitas candidaturas de indivíduos ou organizações governamentais.
Como se inscrever no Local Lab?
As inscrições ficam abertas até 26 de junho de 2022. É preciso preencher o formulário de inscrição disponível aqui. A inscrição deve ser feita preferencialmente em inglês (conte com o Google Tradutor para isso), mas candidaturas em português também serão consideradas. Mais perguntas e respostas estão disponíveis no site do GNI Local Lab Brasil. No dia 7 de junho, às 14h, a equipe responsável pela organização do programa fará uma transmissão ao vivo pelo YouTube para tirar dúvidas, não perca.
O Local Lab Brasil é mais um programa importante que se soma ao conjunto de esforços do Google em contribuir por um futuro mais forte e sustentável para todas as organizações que compõem o ecossistema jornalístico por meio da Google News Initiative. Buscamos assim contribuir para que mais comunidades tenham acesso à informação de qualidade produzida por organizações jornalísticas localmente.