Home Cinema Cavaleiros do Zodíaco: Saiu o trailer do live-action. Devo me preocupar?

Cavaleiros do Zodíaco: Saiu o trailer do live-action. Devo me preocupar?

by

Para a alegria de muitos fãs – e a preocupação de muitos outros – Os Cavaleiros do Zodíaco ganhará um filme com atores muito em breve, em uma produção digna de um blockbuster de Hollywood. Essa desconfiança de boa parte do público não é sem justificativa, temos vários exemplos de adaptações de animes que não deram certo. Dragonball Evolution que o diga…

Agora que o primeiro teaser do filme finalmente saiu, já podemos ter uma ideia melhor do que nos espera nas telonas em 2023. E embora a prévia tenha alguns momentos impressionantes, várias outras coisas fizeram os fãs mais antigos sentirem aquele calafrio na espinha, e não no bom sentido. Mas e aí, devemos nos preocupar?

Ok, não dá para julgar um filme de duas horas a partir de um teaser de 30 segundos, mas o sentimento que fica após assistir ao vídeo é o de que, bem… isso não parece Cavaleiros. Temos magia, explosões, poucos segundos de duelos, mas mesmo assim, a sensação é de estranheza.

Há um esquadrão com armas de fogo enfrentando guerreiros com armaduras genéricas, um personagem lutando em uma gaiola, Famke Janssen usando poderes que parecem prover da água… nada disso parece algo que veríamos no anime ou no mangá. E é esse afastamento da obra original que acabou arruinando as tentativas anteriores de se adaptar mangás para as telas.

Seiya e os outros… só que não

Mackenyu Arata será Seiya no filme em live-action

Outra coisa que chama a atenção nesta primeira prévia é a ausência total dos outros cavaleiros de bronze. Vemos o Seiya de Mackenyu Arata com a roupa de treinamento do santuário e até trajando a Armadura de Pégaso rapidamente, mas nada de Shiryu, Shun, Hyoga e Ikki – que pode ou não estar no filme. E isso preocupa os fãs.

Segundo rumores que correm a internet já há algum tempo, Seiya será realmente o único personagem a protagonizar o filme, que vai girar em torno da busca do jovem pela Armadura de Pégaso enquanto ele tenta entender e controlar seu cosmo. Caso seja verdade (e parece que é), isso conflita com a mensagem principal do mangá de Masami Kurumada: o poder da amizade e do trabalho de equipe pode fazer milagres acontecerem.

Sem a ajuda de seus amigos, Seiya não teria chegado muito longe no anime. O que o tornava um personagem tão poderoso, fácil de se relacionar e nos fazia torcer por ele era justamente sua capacidade de se sacrificar e superar seus limites por aqueles que amava. Sem os outros cavaleiros de bronze, o que seria de Seiya? E por que nós deveríamos nos importar? O trabalho dos roteiristas Matt Stuecken e Josh Campbell é nos convencer de que isso pode funcionar, mas neste caso, é muito mais fácil errar do que acertar.

Guraad, a vilã

Famke Janssen como Guraad, a vilã do filme

A vilã do filme será a misteriosa Guraad, vivida por Famke Janssen, que o público geek conhece por ter interpretado Jean Grey nos primeiros filmes dos X-Men. Pelo nome, já dá para saber que ela será totalmente inspirada no antagonista da primeira temporada do anime em CG, Vander Guraad, dono de um poderoso conglomerado industrial que sabe sobre Atena e que deseja controlar o poder da deusa da guerra e tomá-lo para si para conquistar o mundo.

No anime, Guraad e Mitsumasa/Alman Kido encontram Atena , Aioros de Sagitário e sua Armadura de Ouro juntos, compartilhando a visão do cavaleiro morto de que a pequenina poderia salvar o mundo da ira dos deuses em um futuro próximo. Mas enquanto Mitsumasa dedica o resto de sua vida a treinar e preparar uma nova geração de cavaleiros para protegerem Atena e o mundo, Guraad decide tomar as rédeas da situação e se tornar ele mesmo um deus.

Atena (Madison Iseman) usa seu poder divino para arrasar seus inimigos

Embora a ideia não seja ruim, a execução no anime deixou bastante a desejar e gerou estranheza entre os fãs mais antigos, já que o personagem não existe na obra clássica. A ideia de usar tecnologia moderna para cultivar cosmo e transferi-lo para outras pessoas empobrece o aspecto místico da história, e isso também pode acabar se tornando um problema no filme. Seguir o original, mostrando Seiya voltando de seu treino para a Guerra Galáctica e enfrentando Ikki de Fênix pelas partes da Armadura de Sagitário, poderia funcionar muito melhor do que uma corrida contra Guraad e seus planos de dominação mundial.

Armaduras e duelos

As armaduras mostradas no trailer parecem pouco inspiradas e até genéricas

Embora apareçam pouco, as armaduras também parecem bem visualmente menos inspiradas das que estamos acostumados a ver no anime, genéricas, até. Em uma pequena cena do teaser, vemos um cavaleiro misterioso, de elmo e tudo, bloqueando tiros de metralhadora, e embora elmos fechados não sejam algo inédito na franquia, elas não parecem algo que Kurumada desenharia, tendo um aspecto muito mais “normal” e medieval.

Já os duelos entre cavaleiros, esses sim parecem legais. Há muita trocação de socos e chutes, algo que não acontecia muito no anime, onde os personagens só disparavam suas técnicas especiais e pronto, e caso a produção consiga combinar os dois, existe a chance de podermos acompanhar batalhas incríveis na tela grande. A equipe de dublês é a mesma de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, então podemos pelo menos esperar coreografias de luta incríveis vindo por aí.

Seiya enfrenta um inimigo misterioso: Ikki de Fênix vem aí?

O segredo para a ação funcionar é justamente esse: equilíbrio. Boas coreografias, técnicas especiais dignas do anime e efeitos decentes. Mas se as armaduras não funcionarem visualmente, tudo isso pode cair por terra. Só nos resta torcer.

A sinopse oficial do filme diz:

“Quando um órfão de rua determinado em busca de sua irmã sequestrada desperta involuntariamente poderes ocultos, ele descobre que pode ser a única pessoa viva que pode proteger uma deusa reencarnada, mandada para cuidar da humanidade. Ele só se tornará um Cavaleiro do Zodíaco quando deixar sua irmã para trás e abraçar seu destino.”

Novo pôster da versão com atores de Os Cavaleiros do Zodíaco

Além de Mackenyu como Seiya, o filme também conta com Madison Iseman (Jumanji: Próxima Fase, Anabelle 3: De Volta para Casa) como Sienna/Saori, Sean Bean (O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, Silent Hill) como Alman Kido/Mitsumasa Kido e Famke Janssen (X-Men: O Filme, Busca Implacável) como Guraad. Mark Dacascos (John Wick 3: Parabellum) e Nick Stahl (O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas) também estão no elenco, assim como Diego Tinoco (Teen Wolf), que pode ou não ser Ikki/Nero de Fênix no filme.

Os Cavaleiros do Zodíaco estreia nos cinemas em 2023. A direção é de Tomasz Baginski (The Witcher).

The post Cavaleiros do Zodíaco: Saiu o trailer do live-action. Devo me preocupar? appeared first on Geek Here.

Related Articles

Leave a Comment