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Como encontrar informações sobre anúncios eleitorais no Google

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Desde junho de 2022, com o lançamento do nosso Relatório de Transparência de Publicidade Política no Brasil, qualquer pessoa pode visualizar os valores, locais e nomes de quem faz publicidade eleitoral em nossas plataformas.

Nosso objetivo é apoiar a propaganda política responsável. Conteúdos que mencionam candidatos, titulares de cargos federais, estaduais ou partidos políticos entram no Relatório, ainda que o conteúdo não tenha um pedido claro de voto. Isso porque o que define um anúncio como eleitoral para o Google é a menção aos candidatos e ocupantes de cargos públicos em nível federal e estadual.

Os dados disponíveis na versão brasileira do Relatório são de anúncios eleitorais em nível federal publicados no Google Ads e no Display & Vídeo 360 a partir de 17 de novembro de 2021 e publicidade em nível estadual a partir de 1º de setembro de 2022. As informações são atualizadas constantemente e vão continuar no ar após as eleições.

Todos os anunciantes, sejam eles pessoa física ou jurídica, que querem fazer anúncios eleitorais precisam passar por um processo obrigatório de verificação e precisam seguir as regras descritas em nossa política de conteúdo político, além das regras gerais para publicidade do Google Ads.

Confira algumas dicas sobre como usar o Relatório de Transparência:

Acesse a página do Relatório de Publicidade Política do GoogleNo topo da página, explicamos como apoiamos a propaganda política responsável no Brasil, como os anúncios são incluídos em nossas plataformas, como fazemos a verificação e quais são as restrições e as políticas de anúncio:

Use os filtros de busca para pesquisar anunciantes que rodam campanhas eleitorais em nossas plataformas. Clique em “Qualquer horário” para filtrar também por data. Nesse campo ainda é possível pesquisar por formato de anúncio, como vídeo, gráfico ou texto:
Na seção “Anúncios”, você pode acessar a biblioteca de anúncios disponível na plataforma. É possível filtrar a pesquisa por número de exibições, valor investido e por ordem crescente e decrescente de visualização. É possível filtrar os anúncios por valores para listar dos mais altos para os mais baixos e vice-versa:
Ao clicar em qualquer anúncio, você é direcionado para os detalhes do anúncio, que mostra em quais datas ele foi exibido, qual o formato, valor investido, número de exibições e critérios de segmentação escolhidos pelo anunciante, como idade, gênero e localização geral. Veja o exemplo abaixo:
Você também pode navegar pelo mapa interativo na seção “Insights”, que mostra a quantidade de anúncios e os investimentos feitos por Estado brasileiro.
Clique nas bolinhas para ver quanto foi gasto em cada Estado e no Distrito Federal desde 17 de novembro de 2021 até a data de visualização dos dados. Na imagem do exemplo abaixo, mostramos a quantidade de anúncios políticos e o quanto foi gasto no estado de São Paulo até a data de 8 de setembro de 2022:
Abaixo do mapa, ainda na seção “Insights”, é possível ver o valor total investido em anúncios políticos no Brasil, de 17 de novembro de 2021 até a data da pesquisa. Veja o ranking dos principais anunciantes, como o investimento está distribuído pelo Brasil, quando aconteceram os investimentos e quais são os principais formatos:
Caso queira exportar o conteúdo total para visualização em planilha ou software de análise de grandes conjuntos de dados, clique no botão “Exportar dados”, que está ao lado de “Perguntas frequentes” no topo da página, à direita da tela. É possível exportar usando o BigQuery, uma plataforma de analytics do Google Cloud, ou fazer o download em formato CSV.
Se tiver curiosidade, acesse o Relatório de Transparência de Publicidade Política de outros países e regiões no mundo. Para isso, clique na bandeira do Brasil que está no topo da página, à esquerda da tela, e selecione o local desejado.

Relatórios de Transparência pelo mundo

O Brasil não é o primeiro território em que o Google dá transparência aos anúncios políticos. Em 2018, disponibilizamos o Relatório de Transparência de Publicidade Política nos Estados Unidos e, na sequência, União Europeia, Austrália, Índia, Israel, Nova Zelândia, Reino Unido e Taiwan. No Brasil, o Relatório foi lançado em junho de 2022.

Para mais detalhes sobre o Relatório, consulte as perguntas mais frequentes ou visite nossa Central de Ajuda.

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