Sem a medida da perna para as meias de compressão não há como você acertar na compra do produto.
Antes de mais nada, atente para o fato de que as regras para essa medida são sempre muito semelhantes, não importa a marca ou modelo que você precisa adquirir.
Mas, apesar das tabelas de tamanho oscilarem de acordo com o fabricante, os pontos de medição se mantêm os mesmos.
É necessário ter muita atenção nessa hora, uma vez que escolher o tamanho errado pode implicar diretamente no resultado do tratamento, seja sua meia de compressão para varizes ou para trombose.
Neste post, vamos abordar passo a passo qual a melhor maneira de tirar as medidas de suas pernas para escolher sua meia de compressão.
Qual é o tipo de meia que eu necessito?
Então, para que você acerte na compra antes de tirar as medidas da perna é fundamental saber qual é a meia que você necessita.
Ou seja:
se for panturrilha, precisa medir três pontos
se for coxa, calça ou gestante, a medida ocorrerá em quatro pontos
Por exemplo, no caso das meias panturrilhas, conhecidas como meias ¾, é necessário medir as circunferências do tornozelo e da panturrilha e a altura da meia.
Da mesma forma, para tirar as medidas das demais meias, além das circunferências de tornozelo e batata da perna, é preciso medir a coxa. Nestes casos, a altura vai do chão até próximo do bumbum.
Meia panturrilha ¾
A característica destas meias é que elas vão até um pouco abaixo do joelho. São as mais indicadas pelos médicos, pela razão de que servem para quase todos os tratamentos.
Porém, em algumas situações de edemas ou trombose já verificados em locais acima do joelho, as meias mais indicadas são as mais altas. Entretanto, para boa parte dos casos, são as meias panturrilha as mais sugeridas.
Como medir a meia ¾?
Você vai precisar medir a perna em três pontos da seguinte forma:
Meça a circunferência de 2 dedos acima do ossinho na região do tornozelo.
Em seguida, faça a medida da batata da perna usando como referência a parte mais larga da musculatura.
Além destas medidas, é preciso medir também a altura que inicia no chão e vai até 2 dedos abaixo do joelho.
Para que a medição seja feita de maneira correta é importante destacar que você precisa estar descalço e de pé.
Meia coxa (⅞) e meia calça
Assim como as meias de compressão ⅞ (meias coxa), para gestantes e meia calça também precisam das mesmas medições.
E como é a meia de compressão ⅞ ? Ela é uma meia medicinal para prevenção e tratamento de doenças do trato vascular. É identificada por um comprimento alongado, cobrindo os pés, a região dos tornozelos, as panturrilhas e toda a coxa.
Já o modelo de meia-calça de compressão para as gestantes deve apresentar uma pressão graduada. Ou seja, nos tornozelos a pressão deve ser mais forte.
São meias mais voltadas para o uso diário e fabricadas com materiais mais flexíveis. Existe uma variedade de meias de compressão para a gestante escolher aquela que melhor se sinta bem usando.
Agora, a meia calça compressão é aquela que tem um tamanho mais alongado, parecida com uma meia calça tradicional, e vai do abdômen até os pés. Esta meia faz uma compressão nas pernas e auxilia a melhorar a circulação sanguínea.
Como medir a meia coxa (⅞) e meia calça?
Para fazer as medições antes de comprar essas meias, serão quatro os pontos diferentes a serem levantados, a saber:
Novamente, meça a circunferência de 2 dedos acima dos maléolos (ossinho da região) do tornozelo.
Na sequência, a segunda medida é a da panturrilha. Aqui, tenha como referência a parte mais larga da musculatura.
A próxima medida é a circunferência da coxa. Atenção! Você necessita posicionar a fita 4 dedos abaixo do bumbum.
Além disso, é preciso também medir a altura, que vai do chão até 3 dedos abaixo do bumbum.
Da mesma forma, como indicado em relação às meias ¾, para que a medida seja correta, é importante que a pessoa esteja de pé e descalços.
Outra questão, os médicos aconselham fazer as medidas pela parte da manhã, para que elas não considerem os possíveis inchaços nas pernas.
E como faço para escolher o tamanho de meias de compressão?
Entender uma tabela de medidas talvez possa causar um pouco de confusão. Mas, agora que você já sabe como medir a perna para meia de compressão, compreender as tabelas vai ficar mais fácil.
Tomando como exemplo a meia coxa 30-40 mmHg unissex, com ponteira aberta, da Sigvaris, disponível na em Lojas Especializadas em Meias de Compressão :
Se as medidas forem – de 18 a 22 cm no tornozelo, de 30 a 38 cm na panturrilha e de 46 a 60 cm de coxa, o tamanho correto a ser escolhido na tabela é o pequeno.
Pois, esse geralmente é um entrave na hora de comprar meias de compressão na internet: não saber qual o tamanho escolher.
Portanto, agora que você já sabe como medir a perna para meia de compressão e como encontrar o seu tamanho em uma tabela, ficou bem mais fácil encontrar o modelo ideal que você procura.
Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais e outros canais, assim você ajuda mais pessoas com a mesma dúvida.