Home Cinema Crítica | APICO: Criar abelhas nunca foi tão divertido

Crítica | APICO: Criar abelhas nunca foi tão divertido

by

Abelhas são fascinantes e possuem uma importância para o nosso planeta muito maior do que podemos imaginar. O papel que elas desempenham na polinização, a forma como vivem em sociedade, são mais de 20 mil espécies de abelhas diferentes. Agora imagine um jogo sobre criar, preservar e conservar com abelhas. Sim, APICO é um jogo sobre isso.

APICO é um jogo de simulação e gerenciamento de recursos sobre criar, coletar e conservar abelhas. O jogo foi criado pelos TNgineers, dois irmãos – Ell e Jamie. Inspirados, nasceu o sonho de criar um jogo relaxante e semi-educativo sobre abelhas, misturando ideias de apicultura real e fantasia.

Logo no começo do jogo, seu personagem recebe uma carta de sua avó, Abélia, dizendo que está ansiosa para lhe receber e ensinar tudo sobre apicultura, uma vez que, aparentemente, seus pais nunca tiveram interesse nisso. Apicultura, um ramo da zootecnia, é a ciência da criação de abelhas. Dá a entender que seu personagem larga a vida na cidade grande para se dedicar a apicultura. Sua querida avó te manda a passagem e você chega de barco na ilha. Depois de ser recepcionado com muito carinho, já começa a por a mão na massa.

Um mundo cheio de abelhas

A princípio o jogo parece bem simples. Explorar as ilhas, coletar recursos como madeira e pedra pra fazer o crafting, ou seja, criação de itens. Coletar diferentes tipos de abelhas, colher mel. No começo você tem acesso a três diferentes tipos de abelhas e somente uma parte da ilha. No futuro o jogador ganhará mais liberdade ao poder navegar pelo arquipélago, ganhando acesso a diferentes biomas com diferentes espécies de abelhas.

São 35 diferentes tipos de abelhas. E para catalogar todas será necessário muito trabalho. Para descobrir todas elas será necessário realizar o cruzamento entre espécies. São diversos tipos, cada um com uma expectativa própria de vida, níveis de produtividade e níveis de fertilidade. Além disso existem características diferentes de cada espécie, como preferências de comportamento diurno ou noturno, algumas espécies gostam de climas mais quentes e outras podem até ser agressivas. Dependerá de pura experimentação e contará apenas com probabilidade. Talvez com um pouco de sorte.

Digo probabilidade pois você pode prever os tipos de espécie que podem surgir do cruzamento por meio de aparelhos como o Preditor, que serve para prever a potencial prole de uma rainha.

E as abelhas, obviamente, são também usadas para fins comerciais como a produção de mel, própolis, geleia real e cera de abelhas. No jogo não é diferente, você precisará comercializar esses produtos para gerar receita e poder comprar itens para te auxiliar em sua jornada como mestre da apicultura.

Basicamente você constrói apiários e cria uma colônia de abelhas nele. Com o tempo, a colônia irá preencher os quadros dentro do apiário. Um quadro cheio é removido do apiário e levado para uma mesa desoperculadora. O quadro é aberto e depois transportado para um extrator. Dessa forma, diversos produtos podem ser gerados, engarrafados e comercializados.

Mas é muita informação, como lembrar de tudo isso? O jogo te dá acesso a três enciclopédias diferentes que servem como um tutorial. Super detalhados, passo a passo, indicando exatamente o que fazer. E quando você conclui um capítulo, recebe recompensas valiosas. Um guia geral explicando sobre o jogo e suas mecânicas, um guia somente para as espécies de abelhas e um guia para as flores. Sim, é possível fazer cruzamento de diferentes tipos de flores para criar espécies completamente novas.

Para complementar, você também pode construir e decorar as ilhas do seu jeito. Paredes, janelas, piso, luminárias, cama, estantes, são diversos itens para construir e decorar. Você também pode customizar pintando suas estruturas da cor que mais te agradar.

Conclusão

Criar abelhas nunca foi tão divertido. Confesso que aprendi muitas coisas sobre apicultura. Conforme fui cruzando diferentes tipos abelhas e descobrindo diferentes espécies, eu nem vi o tempo passar. Com uma trilha sonora calma e marcante, gráficos pixelados fofinhos, e muitas abelhas para descobrir, APICO ganhou meu coração.

Parte dos lucros das vendas do jogo serão doadas para fundações nacionais e internacionais de conservação de abelhas.

O jogo permite um modo co-op de até 4 jogadores. Infelizmente não pude testá-lo.

E sim, APICO possui localização em português do Brasil. É só abrir o menu dentro do jogo e mudar o idioma. APICO está disponível para PC (Steam e Epic Games) e futuramente ganhará versões para consoles.

Jogo: APICO ■ Publicação: Whitethorn Games ■ Desenvolvedora: TNgineers ■ Plataformas: PC (Steam e Epic Games) ■ Lançamento: 20/05/2022

The post Crítica | APICO: Criar abelhas nunca foi tão divertido appeared first on Geek Here.

Related Articles

Leave a Comment