Home Cinema Crítica | Ms. Marvel ep. 04: A inevitável “barriga” de meio de série da Disney+

Crítica | Ms. Marvel ep. 04: A inevitável “barriga” de meio de série da Disney+

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Em tese, tudo que está acontecendo neste ponto de Ms. Marvel pode ser muito legal. Mesmo sem participações especiais (até o momento) de outros heróis do MCU, a série começa a dar claros sinais de ligações com tramas trabalhadas nos filmes principais, principalmente a ideia de realidades paralelas e incursões. Temos Kamala no Paquistão, perseguições, lutas, organizações secretas e muita bagagem histórica e cultural sendo trabalhada. É legal… no papel. Mas, na prática, a coisa toda simplesmente não consegue criar “liga”.

Neste episódio, Kamala atende ao pedido da avó de trazer sua mãe para o Paquistão para que elas possam encontrar o que precisam encontrar, de algum modo. Lá, Kamala conhece, por acaso, um garoto que faz parte do grupo Adagas Vermelhas (nos quadrinhos, Adaga Vermelha é o nome do garoto, um herói de Karachi, no Paquistão — aqui na série, é o nome da organização), um grupo com ligação com a bisavó de Kamala, Aisha. Paralelamente, os “Djinns”, ou “clandestinos”, ou “invisíveis” ou seja como você quiser chamar, escapam de uma prisão da Controle de Danos e também chegam ao Paquistão

É curioso como Ms. Marvel, neste quarto episódio, dá sinais duplos tanto de pressa quanto de enrolação, uma evidência de falta de controle da própria narrativa. Por um lado, quase um quarto do episódio, todo seu início, é “gasto” com uma montagem turística pelo Paquistão. Como a direção da série perdeu muito de seu charme depois de seus primeiros e sólidos episódios, o que poderia ser algo muito divertido acaba se tornando um longo período sem energia nem carisma, no qual a família paquistanesa de Kamala (tirando a avó) soa apenas como um bando de gente chata e implicante completamente à toa. Apresentar o Paquistão com certeza dá ares de novidade ao MCU, que com certeza se beneficia de uma variada em suas ambientações, mas não é o suficiente para que esse trecho deixe de parecer apenas “encheção de linguiça”.

Porém, outros aspectos da narrativa deste episódio ficaram tão apressados que parecem uma compilação de uns dois ou três episódios juntos, numa versão desse seriado em que ele não teria o padrão de “evento em seis partes” comum às séries da Marvel no Disney+. Kamala chega a Karachi, é largada pelos primos numa feira livre, chega à estação de trem e encontra, de forma aparentemente aleatória, o garoto dos Adagas Vermelhas. Eles lutam, fogem e ele a leva a um esconderijo secreto, no qual o líder do grupo cospe litros de diálogo expositivo contando segredos a uma menina estrangeira que eles acabaram de conhecer, e depois disso Kamala já está muito amiga de um grupo de personagens que nem sabemos o nome, sentada fazendo piadas num luau — e tudo isso, o seriado aposta que funciona porque Kamala e o garoto, Kareem, trocaram um ou dois comentários sarcásticos um com o outro, logo eles já são muito íntimos.

Os vilões também fazem um “speedrun” de retorno à ação: sua fuga é dirigida de forma extremamente truncada e sem peso, que faz parecer que todo o complexo gigantesco da Controle de Danos tem cerca de três guardas para todos os prisioneiros. Umas duas cenas depois, eles já estão no Paquistão, e já encontraram o esconderijo secreto dos Adagas Vermelhos, mais uma vez com uma facilidade muito conveniente. E se esse núcleo já não funcionava antes, por conta de praticamente todos eles estarem muito canastrões no papel de vilões (a direção de Ms. Marvel sabe criar uma comédia teen divertida, mas com certeza não sabe criar um seriado de ação e fantasia), a adição dos Adagas Vermelhas não ajuda: o garoto que faz o Kareem (Aramis Knight) também está muito falso. Infelizmente, a química natural de Kamala com Bruno não se reproduz na interação entre Kamala e Kareem — o que é uma pena, já que passamos o episódio inteiro longe de tudo que faz Ms. Marvel funcionar. É aquele típico momento desses seriados da Disney+ (ou, de certa forma, de muitos seriados de streaming), em que a história parece não saber exatamente o que fazer, porque, idealmente, ela seria um filme de duas horas, então eles precisam encher as quatro horas do meio com alguma coisa.

Não é como se nada se salvasse. As já muito comentadas (por mim, inclusive) mudanças na origem dos poderes da Ms. Marvel são usadas no seriado para fazer um paralelo entre esse background místico/cósmico com a Partição, a divisão entre Índia e Paquistão. A avó de Kamala fala bastante nesse episódio sobre o quanto eles perderam na partição, e o quanto a identidade deles é fraturada: eles são paquistaneses, mas suas raízes estão na Índia, assim como os “Djinns” estão no “nosso” plano, criaram conexões, família, amigos, mas desejam voltar ao seu universo original. Além disso, existe a ideia de reproduzir, de certa forma, a dinâmica original das HQs, dizendo que os poderes da Kamala são, no fim das contas, genéticos: ela é dessa raça interdimensional — como era, originalmente, inumana — mas é o fato de ela ter uma conexão com a “nossa” realidade é que faz com que seus poderes (despertados pelo bracelete) sejam mais fortes. Não consigo afirmar se o paralelo de fato funciona… ainda acho que falta um elemento mais externo para que Kamala tenha de confrontar sua relação com a própria identidade… mas, bem, a tentativa está aí.

Talvez a melhor sacada da série até agora (além da escalação de Iman Vellani, obviamente) é ligar tudo isso com a subtrama das incursões que vem sendo trabalhada a partir de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Não por motivos de “continuidade” ou “cânone”, mas porque, se é para ligar uma história tão pessoal com algo maior, que se tente fazer isso com algum significado. Os “Djinns” (que, como explicado aqui, não são exatamente os seres da mitologia que conhecemos, são apenas seres de outro “reino”, como o próprio Thor, que é mais alien que deus no MCU) vieram de outro plano e sua tentativa de retornar a ele pode fazer com que seu universo se sobreponha ao “616”, causando uma incursão, e tudo isso se liga ao bracelete que, ao fim do episódio, faz com que Kamala viaje ou no tempo ou entre dimensões, e caia no momento da partida dos paquistaneses nos trens saindo da Índia, na Partição. Ou seja, não teremos apenas manutenção de cronologia intermídias, mas uma viagem de Kamala através de momentos culturalmente importantíssimos para seu povo e sua família, que podem ser muito significativos para o seriado.

Pelo menos nesse ponto, eu confio em Ms. Marvel. Eu acho que dá para esperar algo bom, sólido e bem construído desse núcleo sócio-histórico-cultural da série. Tudo que envolveu sua família, amigos e comunidade, centrado no lado adolescente em fase de crescimento de Kamala Khan, funciona. A parte “super-herói”, até o momento, está capengando. Das lutas mal coreografadas deste episódio (Kamala foi de mal conseguir escapar no episódio passado a lutar de forma consideravelmente fluida neste, hein? Foi o quê, curso de defesa pessoal e parkour no filme do avião?) aos vilões canastrões, passando até por momentos mais bobos, como a escolha inexplicável da personagem de colocar sua máscara enquanto anda de camiseta escrito “New Jersey” pela estação de trem… em quatro episódios, infelizmente, a série me faz querer ver cada vez mais da Kamala e cada vez menos da Ms. Marvel.

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