Acredito que essa seja uma afirmação um pouco complicada de fazer, primeiro porque você tem ótimos títulos desse gênero no switch e em segundo lugar, que tudo é uma questão e gosto e gosto, é algo muito subjetivo e pessoal.
Dito isso, o que posso afirmar com absoluta certeza é de que Xenoblade Chronicles 3 é um dos melhores RPG’s do Nintendo Switch, confrontando outros títulos do gênero e que não deixa nada a desejar a nenhum título da nova geração.
Uma equipe vencedora
Produzido pela Monolith Soft, Xenoblade Chronicles 3 é um JRPG distribuído com exclusividade pela Nintendo para o Nintendo Switch. O jogo conta com uma equipe de peso com veteranos da indústria de vídeo games que já trabalham com a franquia há anos e sabem muito bem o que estão fazendo.
De volta a direção temos Koh Kojima (na imagem abaixo) um especialista quando se trata da franquia. Kojima trabalhou em Xenosaga e todos os jogos da franquia Xenoblade e demonstra que todos esses anos dirigindo Xenoblade o fizeram chegar a um nível de refinamento incrível com o jogo.
A trilha sonora contina a cargo de Yasunori Mitsuda (abaixo, de Chrono Cross), que também já é muito familiarizado com a franquia compondo músicas parara trilha sonora desde Xenogears.
E é claro voltando para os roteiros temos uma lenda viva, Tetsuya Takahashi (abaixo), que além de ter escrito o roteiro de todos os jogos da saga também é responsável pelos roteiros de Chrono Trigger e Final Fantasy V e VI.
Mas do que se trata Xenoblade Chronicles?
Um dos títulos mais aguardados para os usuários de Nintendo Switch em 2022, Xenoblade Chronicles 3, demonstra o ótimo trabalho e a o amadurecimento que a Monolith Soft vem fazendo com a franquia Xenoblade durante os anos.
Antes de mais nada, você precisa entender que começar a jogar Xenoblade é entrar em um mundo de titãs colossais, alta fantasia com raças diferentes, magia, mundos fantásticos e é claro sem esquecer do sci-fi, quero dizer MUITO sci-fi.
O primeiro jogo da franquia, Xenoblade Chronicles, foi lançado originalmente para Nintendo Wii, e apesar do hardware do console não ser tão potente o jogo foi muito elogiado tanto pelo público quanto pela crítica especializada. O jogo recebeu um port para o Nintendo 3DS e posteriormente uma versão “definitiva” para o Nintendo Switch.
Em 2017 finalmente veríamos a continuação da franquia com Xenoblade Chronicles 2 diretamente para Switch. O jogo melhorava tudo em relação ao primeiro trazendo novas raças, personagens e mundos.
Um pouco da História.
O jogo se passa mais de 100 anos depois dos eventos de Xenoblade 1 e 2 no mundo de Aionios. Lá somos apresentados a poderosa nação de Keves que é uma superpotência militar que está em constante guerra com o Reino de Agnus uma país que segue a filosofia do Etér.
Para lutar essas guerras as nações criam soldados artificiais especificamente para essa função, esses soldados têm uma expectativa de vida de 10 anos que são gastos apenas para lutar. Aqueles que sobrevivem a esses 10 anos de lutas ganham a honraria de participar do “Homecoming” um ritual feito pela rainha de cada nação para devolver sua essência ao Éter, dando a possibilidade de os soldados retornarem futuramente para novos combates.
É nesse cenário que somos apresentados aos nossos personagens principais: Noah e seus amigos de infância Lanz e Eunie. Após uma batalha contra Agnus, Noah e seus companheiros, recebem uma missão de perseguir uma misteriosa nave. Mas chegando ao local, são recebidos pelas forças de Agnus gerando mais uma batalha que nos leva a apresentação do piloto da nave Guernica Vandham, do atirador encapuzada “D” e da misteriosa organização conhecida como Moebius.
Essa é claro, é só a pontinha do iceberg da história do jogo que é recheada de fantasia, magia, máquinas, tramas políticas e um mundo vasto para se explorar. E por falar em mundo…
O Mundo de Xenoblade Chronicles 3
Diferente dos dois primeiros jogos que se passam em corpos de titãs, em Xenoblade Chronicles 3 você explora o continente de Aonios, onde você tem muita diversidade de fauna e flora. O jogo não é um RPG de mundo aberto e é composto por vários “fields” gigantescos para se explorar.
Alguns mapas só podem ser acessados de pontos específicos ou de outros mapas próximos ou com novas habilidades que os personagens vão adquirindo durante a trama do jogo.
Como está o gameplay do jogo?
Como dito anteriormente a equipe do jogo está muito confortável trabalhando na franquia já, o que é um ponto muito positivo para Xenoblade Chronicles 3, ele pega tudo que funcionou nos jogos anteriores e atualizaram para ficar ainda melhor. O jogo é altamente intuitivo e acessível sendo muito fácil de entender (apesar da quantidade grande de menus e tutoriais) e gostoso de começar a jogar.
Uma das grandes novidades do terceiro jogo da série é a inserção das classes, cada personagem no seu grupo possui uma classe com habilidades e magias diferentes. Você tem a sua disposição diversas classes para várias situações, uma mais focada em ataque, outra em defesa, suporte e assim por diante. Você pode trocar a classe dos seus personagens, upá-las e até usar habilidades e poderes misturados entre elas.
Na batalha as coisas não mudaram tanto, você tem um medidor de skill que vai enchendo conforme se ataca os inimigos, cada habilidade tem um tempo de espera diferente para serem utilizadas novamente, então é importante testar várias habilidades e fazer combinações que gerem resultados melhores.
Temos também uma nova mecânica chamada de Interlink, que é a capacidade de unir dois personagens em um único ser chamado de Ouroboros, além de mais poderosa ela também lhe dá acesso a novas habilidades, no entanto o tempo de uso dela é limitado e você pode precisar esperar um bom tempo para usá-la novamente.
Não podemos esquecer de falar sobre uma das melhores mecânicas novas de Xenoblade Chronicles 3: o GPS. Sim, agora temos um GPS, ele marca um traçado com a rota mais rápida para o objetivo da missão atual evitando que você fique perdido pelos mapas gigantescos.
Eu posso começar a jogar direto do 3?
Como o próprio título dos jogos sugerem os jogos da franquia Xenoblade são separados em crônicas distintas, isso quer dizer que você não precisa necessariamente jogar os jogos anteriores para poder jogar o terceiro.
Mas para ser totalmente sincero, é claro que se você não jogou os outros dois jogos da franquia podem acabar perdendo algumas referências, mas nada tão absurdo que acabe comprometendo a experiência final.
VEREDITO
Xenoblade Chronicles 3 é um jogo obrigatório e imperdível para os donos de Switch. Mesmo que JRPG não seja seu gênero favorito de jogo, garanto que não vai se arrepender e vai ter uma das melhores experiências que o console pode oferecer.
■ Jogo: Xenoblade Chronicles 3 ■ Publicação: Nintendo ■ Desenvolvedora: Monolith Soft
■ Plataformas: Nintendo Switch ■ Lançamento: 29/07/2022
The post Crítica | Xenoblade Chronicles 3 – O melhor RPG do Nintendo Switch! appeared first on Geek Here.