Home Cinema Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: final e cena mid-credits explicados!

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: final e cena mid-credits explicados!

by

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura finalmente chegou aos cinemas. Tem fã vibrando com o filme, tem fã meio decepcionado com alguns aspectos. Mas uma coisa é certa: o longa apresentou muitos personagens e deixou algumas dúvidas sobre o futuro de vários deles ou até mesmo sobre a identidade de um específico. Então vem com a gente conferir a explicação do final do filme, da cena mid-créditos e tudo que os acontecimentos do longa podem significar para o futuro do Universo Cinematográfico Marvel (MCU).

Alerta! Spoilers por todos os lados deste artigo!

O que significa o final do filme e a cena mid créditos

Primeiro de tudo, você sabe o que é uma incursão? O termo foi falado algumas vezes durante Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, principalmente pelos Illuminati, mas entender do que realmente se trata é início para compreender como os acontecimentos do filme podem afetar o Universo Cinematográfico Marvel daqui para frente.

Incursão é quando algum fenômeno faz com que Terras de dois universos colidam. O evento dura cerca de oito horas. Durante este tempo, caso uma das Terras seja destruída por completo, seu universo também morre, mas o universo com o qual estava colidindo sobrevive. Caso nenhuma das Terras seja destruída enquanto o processo de incursão acontece, o evento resultará na destruição dos dois universos envolvidos.

Ok, agora voltemos ao filme. Após vencer o Strange sombrio que teve seu universo destruído por uma incursão, o Strange da Terra-616 também realiza a polêmica viagens entre sonhos, na qual acessa o corpo de uma de sua versões em outro universo. O procedimento já era mal visto por tirar a liberdade daquela pessoa cujo corpo era dominado, mas neste caso foi ainda mais sério, visto que ele incorporou o cadáver de uma versão morta sua no começo do filme.

Além dos protestos dos espíritos, as consequências de sua escolha parecem ter sido tão sombrias quanto as do outro Stephen Strange. Assim como sua variante, o Doutor Estranho da Terra-616 desenvolve o terceiro olho no final do filme. Em um momento que parece doloroso, ele desenvolve o olho e fica com um semblante de surpresa. Isso fez com que os espectadores se perguntassem se isso se deve apenas ao fato do aparecimento do olho ou se ele viu algo estranho com o novo recurso.

A cena mid créditos, por sua vez, nos apresentou a Clea. Interpretada por ninguém menos de Charlize Theron (uma escolha de peso que já indica que veremos a personagem no futuro), Clea é Feiticeira Suprema da Dark Dimension. Nas HQs, ela e Strange se apaixonam e acabam se casando. Na cena mid-créditos, Clea afirma que as ações desse Stephen Strange causaram uma incursão no seu universo, e pede sua ajuda para tentar resolver.

O que isso pode significar para o futuro do MCU

Bem, algumas histórias nos quadrinhos e outros pontos já apresentados no MCU parecem dar algumas dicas do que podemos esperar. Os desafios com as incursões foram tema de HQs como Novos Vingadores. Na série de quadrinhos, descobrimos que o responsável pelas incursões, na verdade, é Victor Von Doom, o Doutor Destino.

Um dos principais vilões do Quarteto Fantástico, Doctor Doom tenta encontrar um meio de viajar entre universos para resgatar sua mãe. Uma versão MCU do personagem é algo bem aguardado pelos fãs. Contudo, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura explica que as ações de Stephen Strange com o Darkhold foram as responsáveis por causar as incursões. Agora que Wanda destruiu o Darkhold e sua fonte de origem, essas incursões poderiam parar ou há outro personagem que pode causá-las?

Assim como um possível Doutor Doom no MCU, há ainda outro personagem já apresentado que pode seguir causando as perigosas incursões: Kang, o Conquistador. Para aqueles que não se recordam, no final da série Loki, conhecemos Kang, o homem por trás da TVA. Esse Kang que conversa com Sylvie e Loki é um cientista do século 31 que descobriu como se comunicar com outras versões de si mesmo no multiverso.

Algumas versões suas aproveitaram a comunicação para trocar conhecimentos e tecnologias. Outras viram ali a oportunidade para conquistar novos universos. Kang, então, cria a TVA para regular o multiverso e a linha do tempo sagrado e evitar as batalhas. No final da série, contudo, Sylvie mata aquele Kang, por ser contra a falta de livre arbítrio e a destruição de diferentes mundos que a TVA provocava.

A destruição da TVA faz com que a linha do tempo sagrada crie ramificações variadas (acima), e que outras temidas variantes de Kang se libertem, entre elas Kang, o Conquistador. Isso indica que Kang, em sua busca por dominação, será o verdadeiro responsável pelas incursões no MCU? Talvez. Ou talvez ainda ganhemos uma versão do Doutor Doom. Não é possível sabermos ainda.

Uma coisa é certa, contudo. Kang, o Conquistador já foi apresentado e será o vilão do filme Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. A primeira linha do tempo do MCU (Fases 1, 2 e 3) teve Thanos como seu principal vilão. Mas vale lembrar que o titã só foi capaz de fazer com que metade de um universo desaparecesse. Kang pode destruir vários com as incursões.

Ainda veremos os novos personagens apresentados?

Um dos maiores motivos de decepção para alguns fãs foi a apresentação e a despedida precoce dos integrantes do Illuminati. Na Terra-838, o poderoso grupo foi apresentado com os seguintes integrantes:

Stephen Strange, Doutor Estranho, já morto
Karl Mordo (Chiwitel Ejio)
Capitã Carter (Hayley Atwell)
O Inumano Black Bolt (Anson Mount)
A Capitã Marvel de Maria Rambeau (Lashana Lynch)
O professor Charles Xavier (Patrick Stewart), já indicado nos trailers
Reed Richard, o Senhor Fantástico (John Krasinski)

Sim, depois de mais de um ano de rumores, a Marvel confirmou Krasinski no papel do líder do Quarteto Fantástico. Além disso, vimos o professor Xavier com seu clássico intérprete e sua cadeira de rodas igual às dos quadrinhos. Conferir Hayley Atwell na versão live-action da Capitã Carter também foi bem positivo. E depois de umas duas cenas dos novos personagens… a Feiticeira Escarlate matou todos eles facilmente (com exceção de Mordo, que não estava na cena).

Embora a derrota e a morte dos personagens tão aguardados tenham sido um balde a água fria para os espectadores, há alguns pontos que devem ser relembrados. A série Loki mostrou que as variantes de uma mesma pessoa em diferentes universos podem ter aparências, idade e até gêneros diferentes. Contudo, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura provou que também é possível que as versões de uma pessoa em diferentes multiversos tenham a mesma aparência.

Então sim! Devemos ver Patrick Stewart e John Krasinski de volta aos papéis de Charles Xavier e Reed Richards no futuro do MCU. Afinal, a Marvel Studios já confirmou os filmes dos X-Men e do Quarteto Fantástico. E a escalação de dois grandes atores não parece ser uma decisão que o estúdio tomaria apenas para algo temporário.

O retorno da Capitã Carter parece um pouco mais incerto, mas a personagem fez sucesso tanto na série What If quanto no novo longa do Doutor Estranho, e a atriz Hayley Atwell parece disposta a seguir no papel. Contudo, sabemos que na Terra-616 Peggy Carter não se tornou a Capitã. Será que há outra versão sua em outro universo que tenha tomado o soro no lugar de Steve e que possa ir parar na Terra-616?

Ainda veremos Wanda?

Veremos sim. Não, a Marvel não confirmou. E sim, o filme dá indicativos de que a heroína/vilã pode ter morrido. Mas o fato é que, nas HQs, o arco de histórias de Wanda que envolve tudo que vemos na série WandaVision e no filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura ainda guarda muito caminho e acontecimentos para a personagem.

Com as devidas diferenças entre os quadrinhos e sua adaptação para os cinemas, o arco que Wanda vivencia no momento antecede um importante e aguardado arco: a Dinastia M. Nas HQs, a perda dos filhos, do irmão e de Visão somados ao poder do Darkhold corrompem Wanda. Contudo, após voltar a si e perceber os erros que cometeu e as mortes que causou, a heroína entra em um estado quase catatônico.

Charles Xavier tenta ajudá-la, mas Wanda segue abalada e decidida a tentar desfazer seus erros e recuperar a vidas perdidas. No arco seguinte, o Dinastia M, integrantes dos Vingadores e dos X-Men discutem se deveriam ou não matar Wanda para prevenir outros cataclismas. Convencida por Mercúrio, ela altera a realidade para que os mutantes sejam a raça dominante. Após ver o resultado catastrófico, ela reverte a magia. Apenas com as três palavras “Chega de mutantes”, Wanda tira o poder de 90% dos mutantes do mundo.

Sim, ainda falta muita história e produções para que o MCU possivelmente chegue a este momento. Mas o fato é que a adaptação do arco sobre os filhos de Wanda e todas as suas perdas são a base para que um dia possamos ver a Dinastia M nos cinemas.

Os trailers “mentiram”?

Não seria a primeira vez que a Marvel tenta levar o espectador a ideias equivocadas por meio de seus trailers. Incluindo cenas que sequer estavam no longa, os trailers de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura nos levaram a crer que toda essa loucura no multiverso se daria como consequências das ações de Stephen Strange em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Porém não é bem por aí.

Sem enrolar, o filme já tem início nos apresentando a America Chavez, uma jovem que tem o poder de viajar pelo multiverso. A missão de Strange da Terra-616 (universo principal do MCU) é defender America de um terrível inimigo que deseja roubar o poder da garota: a Feiticeira Escarlate.

Corrompida pelo uso do livro Darkhold, Wanda quer os poderes de America para que possa se reunir a seus filhos em outro universo. Mesmo que roubar esses poderes custe a vida da menina. Em meio a um dos confrontos, o poder ainda descontrolado de America envia ela e Strange para outros universos, por onde a perseguição e diferentes descobertas acontecem.

A Feiticeira Escarlate foi vilã nos quadrinhos? Confira no link abaixo!
Tudo que você precisa saber sobre a Feiticeira Escarlate!

Os Illuminati chegaram ao MCU!
Quem são os ILLUMINATI, de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

O Senhor Fantástico já foi apresentado! Conheça o time completo!
Quarteto Fantástico: origem da equipe, membros, poderes e mais

Tudo que você precisa saber sobre a nova heroína America Chavez
Conheça America Chavez, a MISS AMERICA da Marvel

Entenda a história de Kang, o Conquistador!
Loki | FINAL EXPLICADO e tudo sobre Kang, o Conquistador!

Related Articles

Leave a Comment