O futuro de Game of Thrones: Todos os projetos em desenvolvimento na HBO

Hoje, não tem jeito: o grande formato de se sustentar um empreendimento enorme como os estúdios de cinema e streaming é ter uma franquia forte nas mãos, algo que permita que você lance produtos que já têm uma base sólida de fãs e, como é a grande tendência hoje, um “universo compartilhado” que centralize as expectativas do público, crie a necessidade de se acompanhar cada nova “peça” desse universo.

Warner Bros. Discovery precisa concorrer com a Disney, que tem Marvel, Star Wars e todas as propriedades intelectuais da própria Disney. A Warner tem a DC, num estado ainda muito indefinido, Harry Potterenvolto em polêmicas, e mais uma série de outras propriedades de maior ou menor significância.

Uma das propriedades melhor posicionadas dentro da Warner para criar produções de sucesso mais garantido é Game of Thrones. O sucesso de público e crítica que foi A Casa do Dragão conseguiu até mesmo recuperar a franquia do desastre que foi o final da série principal, mas mesmo antes de sua estreia, a Warner já preparava uma gama de spin-offs dentro do Mundo de Gelo e Fogo criado por G.R.R. Martin. Como esse mundo é muito amplo, cheio de histórias documentadas da política de seus reinos e também lugares misteriosos além da ilha de Westeros, o Mundo de Gelo e Fogo é realmente uma fonte muito prolífica de premissas para seriados de vários gêneros e espíritos diferentes.

Confira abaixo uma lista dos projetos desenvolvidos dentro do universo de Game of Thrones pela HBO Max. Importante: Nenhum desses projetos está exatamente confirmado. Pode ser que nenhum deles saia do papel. Cuidado com as expectativas! Então, vamos lá:

Snow

STATUS DO PROJETO: Em desenvolvimento

Este projeto é a produção cujos eventos mais se aproximam de Game of Thrones justamente por se passar logo depois do polêmico final da série. Snow (título provisório) é, ao que parece, um projeto pessoal de Kit Harrington, o ator que viveu nosso querido Jon Snow, e deve acompanhar sua vida logo após o final de GoT, depois de o personagem matar a tia e partir para viver com o Povo Livre ao norte da Muralha.

Assim como todos os outros projetos que adaptam sua obra, o autor George Martin está envolvido nesta série, que já tem uma equipe de roteiristas contratada pessoalmente por Harrington. Apesar de os roteiros já estarem sendo escritos, aparentemente nada ainda foi filmado, nem sequer um piloto, ou seja, pode ser que a série nunca saia do papel. Mesmo com o envolvimento de Martin, esta produção se passaria depois da série original, ou seja, depois dos livros que Martin nem terminou de escrever ainda, logo, é uma história completamente original.

Baixada das Pulgas

STATUS DO PROJETO: Cancelado

Hollywood Reporter aponta que chegou a existir um projeto de seriado provisoriamente chamado de Flea Bottom, o nome da área mais pobre de Porto Real, mas ele já foi cancelado, e seu desenvolvimento não vai seguir em frente.

É difícil afirmar sobre o que o seriado trataria exatamente, ou em que ponto da história desse mundo ele aconteceria. Apesar de a Baixada das Pulgas estar (obviamente) sempre presente nas histórias que se passam na capital de Westeros, não existe nenhuma história específica que se passe apenas lá, que possamos apontar que seria adaptada nessa produção. Talvez esse tenha sido um dos motivos do “cancelamento”: nunca existiu um gancho claro para o público.

O Cavaleiro dos Sete Reinos

STATUS DO PROJETO: Em desenvolvimento

Já este é bastante direto ao ponto, e bastante aguardado pelos fãs. O Cavaleiro dos Sete Reinos é uma coletânea que reúne os contos protagonizados por Dunk, um cavaleiro andante, e Egg, um menininho de cabeça raspada, seu escudeiro. A questão é que Dunk eventualmente se tornará Duncan, o Alto, comandante da Guarda Real de seu escudeiro, que na verdade é Aegon Targaryen, futuro rei de Westeros.

São contos que se passam cerca de 90 anos antes de Game of Thrones e são bem mais diretamente ligados ao seriado original que Casa do Dragão: Aegon, ou Egg, é pai do Rei Louco, ou seja, avô de Daenerys; Dunk é aparentemente ancestral de Brienne; e uma presença constante nos contos é a de Brynden Rivers, futuramente o Corvo de Três Olhos, que ensina Bran a usar seus poderes de acessar o wi-fi das árvores de Westeros. Além disso, parte da graça dos contos é que eles não se passam na corte de Porto Real, mas em eventos bem mais ligados ao povo comum. Martin já prometeu mais contos de Dunk e Egg além dos três já publicados(…mas ele já prometeu muitas outras coisas, também…).

Assim como a maioria dos projetos aqui, este está em fase dos primeiros rascunhos do roteiro, escritos por Steve Conrad (Extraordinário, A Vida Secreta de Walter Mitty). Não há notícia de piloto sendo gravado.

Serpente do Mar

STATUS DO PROJETO: Em desenvolvimento

Quem assistiu A Casa do Dragão com certeza ficou muito interessado na figura de Corlys Velaryon, Serpente do Mar, que é um exímio navegador, já tendo navegado por todo o mundo até os confins mais longínquos. Martin já confirmou que um spin-off sobre ele está em desenvolvimento, sob os nomes de The Sea Snake ou The Nine Voyages (“As Nove Viagens”), e contará a juventude de Corlys (ou seja, infelizmente, o personagem não deve ser vivido por Steve Toussaint), quando ele fez as tais Nove Viagens que o fizeram tão famoso. Pode dar um seriado bem próximo de algo como “Jasão e os Argonautas”, por exemplo; fantasia clássica.

O roteiro está por conta de Bruno Heller (criador da série Roma), mas está no mesmo estágio de desenvolvimento das outras, sem piloto confirmado.

Dez Mil Navios

STATUS DO PROJETO: Em desenvolvimento

Mais uma trama marítima, mas talvez menos aventuresca que a anterior: 10.000 Ships é um projeto que deve adaptar a história da Rainha Nymeria, de Roine, cujo povo foi conquistado pelos valiryanos (o povo que deu origem aos Targaryens) e, assim, ela parte com os tais dez mil navios (…o número é provavelmente bem inflado) para encontrar um lar para seu povo. Depois de passar por vários lugares, ela chega a Dorne e se casa com o líder da casa Martell, dando origem à linhagem que comanda Dorne até hoje. Nymeria é conhecida como a “rainha guerreira”, e é uma inspiração, por exemplo, para Arya Stark (por isso que o lobo de Arya se chama Nymeria) e, em Casa do Dragão, Rhaenyra também fala da personagem com admiração. Se passaria séculos antes da conquista de Westeros pelos Targaryen.

O projeto está sendo desenvolvido por Amanda Segel (Pessoa de Interesse), e segue o padrão: em desenvolvimento, roteiros sendo escritos, nada foi gravado, pode não sair do papel.

Lua de Sangue

STATUS DO PROJETO: Cancelado

Este seria um projeto interessante, mas que parece que não vamos poder conferir o resultado. Entre os vários nomes provisórios do projeto, estavam Bloodmoon, Age of Heroes e The Long Night, e se você sabe um pouquinho sobre Crônicas de Gelo e Fogo, já sabe do que se trata por esse último título. Ele se passaria milhares de anos antes de GoT, e contaria a origem dos Caminhantes Brancos e a história da Longa Noite original, assim como, provavelmente, a história definitiva sobre o herói lendário Azor Ahai.

A peculiaridade desse projeto é que ele era o mais antigo de todos esses spin-offs: o desenvolvimento dele começou em 2018, e em 2019 um piloto foi gravado, o único piloto de todos esses projetos. Já tinha showrunner, Jane Goldman (X-Men: Primeira Classe), diretora, S.J. Clarkson (Jessica Jones) e protagonista, Naomi Watts (Bem-Vindos à Vizinhança). Mas, em 2019 mesmo, o Entertainment Weekly informou que o projeto não seria levado para frente. Aparentemente, o piloto, que custou 30 milhões de dólares, simplesmente não era bom o suficiente.

Em seu lugar? Bem, logo que saiu a notícia do piloto jogado fora, foi confirmada uma tal série A Casa do Dragão. Parece que ficou tudo bem.

Animações variadas

Ao que parece, existem alguns projetos animados no Mundo de Gelo e Fogo, mas desses temos poucas informações. O Hollywood Reporter aponta que existem pelo menos três projetos de animações adultas dentro desse universo em desenvolvimento. Dois deles, ninguém sabe muito bem do se tratam. O terceiro é, ao que parece, se passará em Yi-Ti, um reino do leste de Essos inspirado na China Antiga. Nada mais se sabe, ou seja, não temos roteirista, diretor, nada. Yi-Ti não tem um papel muito grande nas histórias que conhecemos desse universo, mas existem teorias que ligam esse antigo império à lenda da Longa Noite e até à origem dos dragões, então pode ser um projeto com muita coisa interessante a mostrar.

O Futuro de A Casa do Dragão

A Casa do Dragão é um sucesso absoluto, e a continuidade da série já está garantida faz um tempo. O autor George R.R. Martin já chegou a afirmar que, para contar essa história da guerra civil Targaryen, serão necessárias quatro temporadas de 10 episódios. Se teremos, de fato, quatro temporadas, ainda não sabemos, mas a chance de um cancelamento é baixa.

Por outro lado, o showrunner da série, Ryan Condal, também já deu a dica de que esta série pode não ser apenas sobre essa guerra em específico. De acordo com ele, “a série não se chama ‘Dança dos Dragões’, mas ‘Casa do Dragão’”, e pode contar muitas histórias da família Targaryen ao longo de seu reinado em Westeros.

Uma que ele citou foi A Conquista de Westeros por Aegon I (ou seja, a origem da Casa do Dragão), por exemplo, mas existem várias outras, como as várias Rebeliões Blackfyre, que dariam novelões cheios de intriga dentro da família Targaryen, como Casa do Dragão, ou mesmo a história da queda da Casa, a Rebelião de Robert Baratheon, que é a origem de tudo que acontece em Game of Thrones. Claro, há também a possibilidade de cada uma dessas histórias ser um seriado diferente (ou mesmo filmes, apesar de essa possibilidade nunca ter sido citada por ninguém). Então, Casa do Dragão pode ainda durar muito mais que quatro temporadas.

A certeza é que, por enquanto, Game of Thrones é a aposta mais acertada da Warner Bros. Discovery. E, enquanto eles entregarem produções do nível de Casa do Dragão, o público vai estar lá. Por outro lado, isso também significa que o Martin nunca vai terminar esses livros, né? Tá sempre ocupado com as séries. Mas é o preço que teremos que pagar, aparentemente.

The post O futuro de Game of Thrones: Todos os projetos em desenvolvimento na HBO appeared first on Geek Here.

Related posts

Os piores filmes de 2024, segundo a redação

Qual a relação entre as células zumbis e o envelhecimento cerebral?

Jogo polêmico foi o mais buscado pelos brasileiros no Google em 2024