Home Cinema Obi-Wan Kenobi: Todas as referências e segredos do quarto episódio da série

Obi-Wan Kenobi: Todas as referências e segredos do quarto episódio da série

by

E chegamos ao quarto episódio de Obi-Wan Kenobi, que está fazendo bastante sucesso no Disney+, se tornando a estreia mais vista da história da plataforma. E como já era esperado, o novo capítulo veio com algumas referências e easter eggs a outras produções do passadas de Star Wars.

Tudo o que você vai ver depois deste parágrafo será um enorme spoiler, então pensem duas vezes antes de seguir em frente. Todo mundo aqui? Ótimo, então vamos nessa!

O tanque de Bacta

Os fãs de Star Wars já estão bastante familiarizados com um item de cura muito usado na franquia: o Bacta, uma espécie de líquido cicatrizante que costuma ser colocado em tanques de cura para sarar pequenos e grandes ferimentos. E na série, ele voltou a ser utilizado, mas de uma maneira muito familiar.

Enquanto que em O Livro de Boba Fett o tanque de Bacta foi mostrado mais como uma câmara de repouso na horizontal, em Obi-Wan Kenobi nós vimos o Jedi sendo curado de uma maneira exatamente igual à que foi feita com Luke Skywalker em O Império Contra-Ataca, desacordado na vertical e apoiado por uma liga de arames. Destaque também para o paralelo que é traçado com Darth Vader durante a cena, que também estada mergulhado em Bacta.

A princesa mais interrogada da galáxia

Capturada pela Terceira Irmã, Leia é levada até a fortaleza dos inquisidores, onde é interrogada por Reva em pessoa. É uma cena que lembra um pouco o sequestro e interrogatório da futura princesa rebelde em Uma Nova Esperança, na qual ela é levada por agentes imperiais até a Estrela da Morte. E assim como rola lá, ninguém consegue tirar nada dela.

Nessa mesma cena, Leia demonstra ainda que já é forte com a Força, uma vez que Reva não consegue extrair nenhuma resposta de sua mente. E ver a pequenina perguntando à inquisidora se aquilo era uma disputa para ver quem pisca primeiro é ainda mais satisfatório.

A fortaleza

Com Leia presa, cabe a Kenobi salvá-la das garras do Império. E só existe uma maneira: invadir a fortaleza dos inquisidores, que sim, é a mesma vista no game Jedi: Fallen Order e não mais uma instalação parecida.

Assim como no jogo, ela está localizada em Nur, planeta que faz parte do sistema Mustafar, onde fica o castelo de Darth Vader e onde se deu o duelo entre ele e Kenobi em A Vingança dos Sith. No episódio, dizem que ela é impenetrável e que ninguém de fora sabe como ela é por dentro, mas quem jogou o game sabe que não é bem assim.

A invasão

Quem jogou Jedi: Fallen Order também sabe que a única maneira de alguém de fora adentrar a fortaleza dos inquisidores é invadir por debaixo d’água, e é exatamente o que Obi-Wan faz para chegar lá. Mas a similaridade com o jogo não é a única coisa que saltou aos olhos dos fãs mais atentos na cena.

Para conseguir respirar, o jedi usou o mesmo aparato utilizado em A Ameaça Fantasma, quando ele e seu mestre Qui-Gon Jinn nadavam até a cidade submersa dos Gungans para pedirem ajuda. É impossível não lembrar desta cena na mesma hora, e na minha opinião pessoal, eles perderam uma boa oportunidade de usar a trilha sonora de John Williams aqui, ia casar bem melhor com a cena do Episódio I.

Cemitério profano

Dentro da fortaleza, Obi-Wan começa a procurar por Leia, mas acaba dando de cara com todo o horror e crueldade que o Império é capaz. No caminho, ele acha uma espécie de tumba cheia de jedi mortos, provavelmente sob tortura e outras circunstâncias horríveis, seja por se recusarem a darem informações ou de cederem ao lado negro e se tornarem eles mesmos inquisidores à serviço do mal.

Entre os cadáveres está um personagem do qual os fãs de Clone Wars lembram muito bem: o mestre jedi Tera Sinube, que apareceu originalmente no episódio 11 da segunda temporada da série animada. Kenobi também encontrou o corpo de um pequeno padawan, para seu horror (e o nosso também).

Ataque à fortaleza

Depois de salvar Leia, Kenobi é perseguido por Stormtroopers e sondas dróide, usando seu sabre de luz para rebater os tiros de blaster e cortar seu caminho por entre seus inimigos.

Na verdade não tem nenhum easter egg aqui, eu só queria apontar o quanto é incrível ver que ele está aos poucos voltando a ser quem era mesmo. E agora que faltam só dois episódios para acabar, é bom que eles não enrolem muito nisso.

Mais rimas visuais

Quem aí lembra da cena em que Luke, Han, Chewie e Leia estão prestes a serem esmagados, mas C3PO largou o comlink para se esconder dos Stormtroopers? Tem uma cena idêntica no quarto episódio de Obi-Wan Kenobi, para a alegria dos fãs que adoram uma rima visual dentro da franquia.

No caso, Ben tentava contatar Tala, que estava ocupada demais deixando um imperial desacordado na base da porrada para atender. E o comlink utilizado é exatamente igual ao que é visto em Uma Nova Esperança, é claro.

Olha a água!

Jedi: Fallen Order parece ter sido a principal fonte de inspiração para todo o quarto episódio de Obi-Wan Kenobi. Além de se passar quase que inteiramente em uma localidade apresentada pela primeira vez no jogo, ele emula algumas situações que rolaram no jogo, sendo impossível para quem jogou não comparar.

Em um determinado momento, um dos vidros de um corredor é quebrado, o que faz com que Kenobi precise usar a Força para impedir que a água entre até o momento certo. Acontece exatamente a mesma coisa no jogo, mas lá, é Darth Vader quem precisa dar o jeito dele para não morrer afogado.

Sementes da rebelião

Quando Ben, Leia e Tala estão cercados e parecem estar sem opções, surge uma nova esperança: duas naves T-47 atacam a fortaleza, gerando o caos e a desordem necessárias para que eles possam fugir em segurança.

As T-47, mais conhecidas como Snowspeeders, serão naves vitais para a futura aliança rebelde, principalmente durante a batalha de Hoth em O Império Contra-Ataca, então é bem legal ver que uma célula rebelde já tem algumas dessas naves em seu arsenal mesmo anos antes de a aliança propriamente dita se formar.

Apenas o começo

Todo o episódio lembrou bastante o resgate de Leia em Uma Nova Esperança, cheio de similaridades com o filme, e embora já tenha exibido quatro de seis episódios, o verdadeiro confronto está apenas começando.

Furioso com o fracasso de Reva, Vader, só poupa sua vida depois que ela lhe dá uma informação importante: ela pôs um rastreador em L0-LA59, o pequeno droidezinho da princesa. Agora, o lorde sombrio dos Sith sabe para onde ele vai e como achá-lo. A revanche entre mestre e aprendiz se aproxima…

E aí, qual foi seu momento preferido do quarto episódio de Obi-Wan Kenobi? Conta pra gente nos comentários!

The post Obi-Wan Kenobi: Todas as referências e segredos do quarto episódio da série appeared first on Geek Here.

Related Articles

Leave a Comment