“Pensei em armaduras romanas”: designer dos figurinos explica os “Bat-Mamilos” dos filmes de Joel Schumacher

Já faz décadas, praticamente, que os dois filmes do Batman, Batman Eternamente de 1995 e Batman & Robin de 1997, pelo diretor Joel Schumacher são motivo de piada entre os fãs do herói, que não aceitam a abordagem exageradamente cartunesca e colorida que o diretor empregou no “Cavaleiro das Trevas” — tanto que o consenso geral de público e crítica é o de que Christopher Nolan “salvou a franquia” com seu Batman Begins em 2005.

Um dos principais argumentos — ou seriam mais piadas? — dos fãs para apontar para as falhas dessas duas adaptações são os tais “bat-mamilos”: os detalhes dos trajes do Batman e do Robin que delineavam os mamilos dos dois heróis. (Quase) nenhum fã gosta da existência dos bat-mamilos, e ninguém sequer entende por que algo assim seria sequer cogitado. Pois bem, o designer dos figurinos dos filmes, Jose Fernandez, concedeu uma entrevista à MEL Magazine na qual ele explica o conceito por trás da escolha. De acordo com ele, foi ele quem teve a ideia, inspirado em armaduras romanas e em como os personagens são desenhados nas HQs:

Não era questão de fetiche para mim, foi mais inspirado em armaduras romanas, como os centuriões. E, nos quadrinhos, os personagens sempre pareceram pelados, com pintura em spray por cima dos corpos — era tudo questão de anatomia, e eu gosto de trabalhar com anatomia.

Ele também diz que, embora a ideia tenha sido dele, que inicialmente fez apenas pequenos círculos chapados no primeiro filme (com Val Kilmer no uniforme), Schumacher gostou tanto dos mamilos que começou a pedir para exagerar o detalhe no segundo (com George Clooney, acima)… e a coisa toda saiu do controle:

Schumacher queria que eles fossem afiados, tipo, pontudos. Ele também queria as auréolas, tanto externa quanto interna — e tudo se tornou uma característica do traje. […] Eu não queria fazer, mas ele é o chefe, então os afiamos, os circulamos e tudo ficou meio ridículo.

Como pode ser visto acima, embora o traje do Robin tenha os mamilos (este do Batman não tem por conta do morcego aumentado), o da Batgirl não tem os mesmos. De acordo com Fernandez, isso foi cogitado, mas…

Eles disseram, “se os homens têm mamilos, as mulheres também deveriam ter mamilos“. Mas, depois que eu os esculpi, todo mundo percebeu que talvez não fosse boa ideia. Ficou meio obsceno, então tiramos os mamilos.

Depois dos dois Batman de Schumacher, o figurinista Jose Fernandez seguiu trabalhando no departamento de design de figurinos de diversas superproduções, inclusive de super-heróis tanto da DC quanto da Marvel, como em Batman vs. Superman, Aquaman, Thor: Ragnarok, Homem-Aranha: De Volta ao Lar e no ainda em produção Guardiões da Galáxia vol. 3.

The post “Pensei em armaduras romanas”: designer dos figurinos explica os “Bat-Mamilos” dos filmes de Joel Schumacher appeared first on Geek Here.

Related posts

Fone de Ouvido JBL com visor: conheça as 4 opções disponíveis

Agente Noturno: Veja trailer, data e tudo sobre o retorno na Netflix

Quando Path of Exile 2 será lançado de graça? Veja previsão