Sim, você pode usar as suas meias de compressão diariamente. Esta é uma situação que na maior parte das vezes gera dúvidas.
Por exemplo, pessoas com doenças venosas e insuficiência venosa crônica usam dispositivos de compressão de manhã à noite por toda a sua vida. É o caso também de pacientes com linfedema e lipedema.
A princípio, as meias compressivas devem ser utilizadas durante o período do dia, devendo serem retiradas quando for dormir ou tomar banho. Porém, em algumas situações, durante o tratamento das varizes há a necessidade de dormir com a meia.
O ideal é que você siga as orientações do seu médico!
De antemão, a meia de compressão é colocada de manhã, quando a pessoa acorda, e é retirada antes de dormir. Na prática, a meia é usada por um período que varia entre 8 e 12 horas por dia.
Agora, no geral, não há uma regra para o número mínimo e máximo de horas. Quanto mais usar as meias ao longo do dia, mais benefícios terá, principalmente quando passa muito tempo de pé ou sentado.
Elas são ótimas aliadas no controle de sintomas e prevenção da trombose. Pois, a finalidade do uso das meias de compressão é melhorar o retorno venoso nas situações cotidianas.
E, quando for dormir, posso usar as meias?
Ainda assim, destacamos que, segundo alguns médicos, não há problemas em dormir com meias elásticas, pois não é necessário já que o retorno do sangue ao coração é bem fácil na posição deitado.
Porém, para outros especialistas as meias de compressão devem ser removidas quando for dormir.
Todavia, há um ponto convergente nas opiniões: estar deitado por si só já ajuda a drenagem do sangue e da linfa, pois os sistemas venoso e linfático não trabalham contra a gravidade quando está deitado.
Da mesma forma, a pele também se recupera durante a noite.
Então, alertamos que se houver o uso muito prolongado das meias no período da noite sem trocar e sem deixar a pele respirar pode trazer o inconveniente das brotoejas.
Contudo, há exceções! Em caso de pós-cirúrgico no hospital, a profilaxia da trombose com as meias de compressão próprias não deve ser interrompida mesmo durante a noite.
Isso porque, durante a recuperação do paciente e enquanto a bomba muscular da perna não está ativa, é maior o risco de formação de coágulos, que podem resultar em um embolismo pulmonar.
E, quando devo lavar as meias?
Então, as meias e mangas de compressão devem ser usadas e lavadas diariamente para que cumpram a sua função terapêutica durante cerca de seis meses.
Passado esse período, o efeito da compressão começa lentamente a diminuir.
Assim, se o médico considerar o seu uso uma necessidade recorrente e por longo período, nosso conselho é que você adquira novas meias a cada seis meses, a fim de garantir a eficácia.
Uso das meias de compressão durante o dia para fazer atividades físicas
Entre as atividades realizadas durante o dia, você pode usar as meias de compressão para caminhar e para outros exercícios físicos resistidos funcionais.
Nesse sentido, a Sigvaris apresenta uma linha específica de meias de compressão para a prática de atividades físicas.
Por exemplo, a meia UP 25 que foi projetada para a realização de exercícios físicos de alta e média intensidade e está disponível no mercado na forma de meia ou canelito de compressão.
Diferente das meias, os canelitos de compressão vestem como uma polaina, e são usados normalmente quando o atleta já possui uma meia específica. O objetivo do canelito é a compressão nos músculos da panturrilha.
Posso trabalhar usando meias de compressão?
A resposta é sim. Na verdade, você pode usar as meias de compressão em praticamente todas as atividades do cotidiano, seja para situações de ficar muito tempo sentado ou em pé no trabalho ou até mesmo em casa.
Ou seja, os benefícios das meias de compressão são muitos. E, sem dúvida ajuda a evitar o cansaço se você trabalha por longas horas em pé, ou vai estimular a circulação, no caso de você passar o dia inteiro trabalhando sentado.
Enfim, para sanar todas as suas dúvidas a respeito das meias de compressão, continue seguindo as dicas aqui do blog e aproveite para compartilhar nosso conteúdo.