Atualmente existem muitas opções de marcas e malhas de compressão, mas existem bastante diferenças entre elas.
As dúvidas surgem quando você tem uma receita com prescrição de uma meia de compressão elástica. Então vamos lá!
Desde já destacamos que existem dois tipos de malhas de compressão: a malha circular e a malha plana, essa última ainda com poucas marcas no Brasil.
Então, na malha de compressão circular, os fios são tecidos no formato de esfera e de compressões diferentes a ser indicada pelo médico ou fisioterapeuta. Nessa malha tem várias espessuras de tecidos (mais finos ou mais grossos).
Já na malha de compressão plana, os tecidos são mais robustos, ou seja, mais confortáveis e muito mais fácil de vestir. A compressão é entregue conforme a prescrição, porém aqui no Brasil, ainda temos poucas marcas que fornecem esse tipo de malha, mas existe.
Outro detalhe muito importante é fazer a medição do membro, para comprar na medida correta para você.
Uso da Malha de Compressão Circular
Pois bem, vamos explorar para qual tipo de problema é indicado cada uma das malhas de compressão.
A malha de compressão circular é utilizada para o tratamento em flebologia, por exemplo. É uma malha tricotada sem costura e por isso predominantemente usada em terapias venosas. Ela proporciona um maior movimento do membro, malha de compressão confortável e macia.
Só abrindo um parêntese, a flebologia é o estudo das doenças das veias. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as patologias relacionadas às veias são as doenças mais frequentes no mundo.
Ressaltamos que as meias de compressão sem costura de hoje são muitas vezes semelhantes às meias normais de malha fina e confortáveis de usar.
Contudo, elas ainda têm as propriedades de compressão importantes para garantir uma terapia eficaz.
Essas meias de compressão são utilizadas para indicações como varizes, insuficiência venosa crônica ou no pós-operatório.
O tecido de compressão exerce uma pressão na perna e, assim, também nas veias. Isso reduz o diâmetro das veias, possibilitando que as válvulas venosas danificadas se fechem novamente.
Dessa forma, o sangue flui melhor para as pernas e o inchaço doloroso e as obstruções diminuem.
Pontos de destaques das meias de compressão de malha circular:
São indicadas para aplicação em flebologia, linfologia e ortopedia
Apresentam uma variedade de produtos: meia, meia-calça e braçadeira
Possuem diferentes graus de compressão
Principais diferenças para a malha plana:
Não possuem costura
O tecido é mais fino
É levada a compressão em repouso
Oferece elevada elasticidade
Uso da Malha de Compressão Plana
Assim como a malha circular, a malha plana também tem indicações específicas.
A malha de compressão plana é usada para o tratamento da linfologia, exemplificando. É um produto de compressão tricotado de forma plana com costura fina, fabricado e desenvolvido na Alemanha.
Destacamos que a linfologia é uma especialização médica que abrange o tratamento de doenças do sistema linfático, tais como linfangite, linfedema, erisipela, celulite, íngua e alguns tipos de linfomas, como o câncer de mama.
Portanto, a malha de compressão plana é um complemento ideal para o tratamento de drenagem linfática ao tratar o linfedema e formas mistas de edemas.
Do mesmo modo, os vestuários de compressão auxiliam a garantir o sucesso por longo prazo da terapia descongestiva e também são, em geral, indispensáveis na área da linfologia.
Além disso, os tecidos com costura são mais espessos e oferecem benefícios adicionais. Por exemplo, um efeito de massagem que proporciona drenagem linfática.
Destacamos que esses tecidos não cedem ao edema.
Em conjunto com o movimento, eles resultam em uma alta pressão terapêutica que oferece uma compressão ideal do tecido edematoso.
Pontos de destaques das meias de compressão de malha plana:
São indicadas para aplicação em linfologia, flebologia, terapia de cicatrização, ortopedia e medicina veterinária
Possuem uma variedade de produtos, a saber: meia, tornozeleira, panturrilha e joelheira
Apresentam diferentes graus de compressão
Principais diferenças para a malha circular:
Possuem costura
O tecido é mais forte
Oferece elevada compressão em movimento
Possui pouca elasticidade – paredes estáveis
Exemplo Prático do uso das Malhas de Compressão
Vamos a um caso prático!
O médico ou fisioterapeuta indica para comprar uma meia de 20 a 30 mmHg para linfedema, mas não disse que tipo de malha de compressão que tem que ser.
Então, você chega na loja e vê várias texturas e tecidos com a mesma compressão. A tendência é optar pela mais fina, uma vez que é mais fácil de colocar e mais fresca.
Mas, para linfedema não é a ideal, em razão de que, quanto mais fino for o tecido, menos compressão irá fazer e não irá conseguir segurar o linfedema. Quanto mais grosso o tecido, mais compressão ele exerce.
Atente-se para o fato de que o sistema linfático é formado por uma série de vasos linfáticos, que conduzem a linfa, um líquido com substâncias que auxiliam no bom funcionamento do organismo.
Se, por algum motivo, alguns dos vasos linfáticos ficam sobrecarregados de líquidos em um determinado ponto do corpo, provocando inchaço no local, o paciente recebe o diagnóstico de linfedema.
Portanto, os linfedemas, de modo geral, afetam os membros do corpo, como braços, pernas, coxas e pés. Porém, ele também pode surgir nos órgãos genitais, no rosto e no abdome.
Na hora de escolher uma meia de compressão elástica para linfedema, busque por um profissional que possa te orientar a melhor para o seu caso, para que os resultados sejam satisfatórios.
Por fim, tanto as meias de compressão de malha plana, quanto as de malha circular, é certeira a sugestão de adquiri-las em uma loja especializada em meias de compressão. Não esqueça de verificar se a loja virtual que escolhei seja fácil, rápido e seguro de comprar.
Tudo funciona como em uma loja normal: logo na entrada você encontra na vitrine os produtos em destaque, os lançamentos e as promoções. Visite uma loja especializada em meias de compressão e escolha a sua meia!