Quem aí lembra de Família Dinossauro? A série, que mostrava o cotidiano da família Silva Sauro e usava animatrônicos que até hoje impressionam, fez um sucesso estrondoso no começo dos anos 90 no Brasil e no mundo tanto pelas situações engraçadas quanto pelas fortes críticas à sociedade americana. Mas o que nem todo mundo lembra é que ela termina de uma forma bem trágica para todos os personagens.
O episódio final, chamado “Mudando a Natureza“, mostra que a madeireira na qual Dino trabalhava acabou levando um grupo muito específico de insetos à extinção, desequilibrando totalmente o ecossistema do planeta. Para tentar resolver o problema, ele usa um herbicida que extermina todas as plantas do continente, e para piorar, seu chefe, o infame Senhor Richfield, ainda o convence a bombardear os vulcões para criar nuvens de chuva para molhar a terra devastada. Não dá certo e o mundo acaba entrando em uma era glacial que mata todos os personagens da série, inclusive Dino e sua família.
Agora, quase 30 anos depois, Kirk Thatcher e Tim Doyle, roteiristas da série, falaram ao Variety sobre o que os levou a encerrar a história de uma maneira tão triste. Segundo Thatcher, eles tiveram liberdade total para terminarem tudo da maneira que queriam, sendo fieis aos viés crítico de sempre até o final:
“A sala de roteiristas decidiu escalar até o limite fazendo Dino ser o encarregado de consertar o problema, e é claro que ele destrói o planeta, ou pelo menos cria um inverno nuclear. Pensamos ‘Legal, vocês descobriram como encerrar a série!’ Eu não me lembro de nenhuma sobrancelha erguida ou de qualquer um falar ‘Você não pode fazer isso.’ Nós crescemos com a ameaça de uma aniquilação nuclear, me lembro claramente disso quando era criança. Aquela angústia existencial sobre ‘Vamos todos morrer.’ Eu lembro do meu pai falando que a Segunda Guerra Mundial, antes da bomba atômica, era dita como a guerra para acabar com todas as guerras. O planeta ia ser devastado, particularmente a Europa. Cada geração tem vê seu fim iminente – e nós nos divertimos com isso… isso devastou os fãs. Como era corajoso. Eles geralmente dizem ‘Eles arruinaram tudo!’ e aí depois sorriem e dão risada… ‘Meu Deus, eu não acredito que fizeram isso!’ E eu sempre respondo com ‘Bem, nós não matamos eles. Eles só estão com frio, sabe? Nós não mostramos eles morrendo, deixamos isso ficar por conta da sua cabeça.’
O final de Família Dinossauro ainda é alvo de polêmica até hoje
Tim Doyle falou ainda sobre a mensagem final que o episódio deixou e como ela continua tendo força mesmo tantos anos depois:
“É uma mensagem poderosa. Fizemos facilmente uma dúzia de episódios sobre o meio-ambiente de uma forma ou de outra, e todos eles era meio covardes porque no final dos 22 minutos, nós meio que consertávamos tudo. Mas este último tinha consequências que não dava pra consertar, nós destruímos o meio-ambiente e vamos ter que lidar com as consequências disso. Eu gosto de pensar que as crianças de seis ou sete anos podem ter ficado chateadas, mas que também possam ter sido marcadas por isso.”
Produzido entre 1991 e 1994, Família Dinossauro teve quatro temporadas, totalizando 65 episódios. A série está disponível completa no Disney+.
The post Roteiristas de Família Dinossauro falam sobre final polêmico da série appeared first on Geek Here.