Home Cinema Sociedade da Justiça: Conheça a equipe de heróis das HQs que aparece em Adão Negro

Sociedade da Justiça: Conheça a equipe de heróis das HQs que aparece em Adão Negro

by

Depois do surgimento do Superman, em 1938, as histórias em quadrinhos explodiram em popularidade, levando à criação de outros muitos outros heróis. Era só questão de tempo até eles se unirem em um grupo, mas se você pensa que foi a Liga da Justiça que começou tudo, está redondamente enganado.

Vinte anos antes, havia a Sociedade da Justiça, a primeira super equipe das histórias em quadrinhos, que surgiu em plena segunda guerra mundial e trouxe esperanças e sonhos para muitos naquela época tão sombria. Agora que eles finalmente chegaram aos cinemas em Adão Negro (cuja crítica você pode ler clicando aqui!), é hora de aprender mais sobre o time de heróis original. Avante!

A origem da justiça

Criada pelo editor Sheldon Mayer e pelo roteirista Gardner Fox durante a Era de Ouro dos quadrinhos – período que vai de 1938 a 1956 – a Sociedade da Justiça apareceu pela primeira vez na revista All Star Comics #3, publicada pela DC Comics em 1940, o que a torna a primeira equipe de super-heróis a surgir nos quadrinhos. Ela reunia alguns dos medalhões da editora da época, que se uniam sempre que precisavam travar batalhas que nenhum deles conseguiria vencer sozinho.

O tempo foi passando, a segunda guerra mundial acabou e a popularidade dos super-heróis também, e as histórias da Sociedade da Justiça chegaram ao fim em 1951, após 57 edições de sua revista própria. Em 1960, já na Era de Prata (1956 a 1970), o grupo foi reimaginado na forma da Liga da Justiça que todos nós conhecemos, com Batman, Superman e Mulher-Maravilha entre seus membros. Mas a Sociedade não ficaria por muito mais tempo longe dos holofotes e logo teria seu retorno triunfal.

A primeira aparição da Sociedade da Justiça aconteceu em 1940, durante a segunda guerra mundial

Na década de 1960, foi revelado que a Sociedade da Justiça existia em um universo paralelo, a Terra 2, enquanto a Liga da Justiça vivia no universo regular da DC, a Terra 1. Isso possibilitou vários crossovers entre as duas equipes ao logo dos anos que se seguiram, mesmo separados pelo multiverso. E aí veio a famosa saga Crise nas Infinitas Terras, que acabou com o conceito de mundos paralelos e colocou tudo dentro de um único universo coeso, mudando um pouquinho a história de origem do grupo original.

Nesta nova origem, a Sociedade da Justiça sempre existiu no mesmo universo da Liga, sendo seus predecessores e tendo atuado de forma heroica durante a segunda guerra mundial, servindo como exemplo para as gerações de super-heróis que se seguiram e sendo venerados como lendas. Eles continuaram ativos nas décadas seguintes, mudando sua formação e participando de grandes eventos da DC de tempos em tempos.

Membros fundadores

Embora não tivessem a trindade da DC em suas fileiras, a Sociedade da Justiça não fazia feio com os membros de sua equipe. A formação original contava com as versões originais do Flash (Jay Garrick) e do Lanterna Verde (Alan Scott, que posteriormente adotaria a alcunha de Sentinela), além de Gavião Negro, Senhor Destino, Espectro, Homem-Hora, Sandman (que não era o perpétuo que ficou famoso nas histórias de Neil Gaiman, este é outro cara), Eléktron e Johnny Trovoada.

Com o passar dos anos, a formação da equipe foi mudando, dando espaço para mais heróis e heroínas brilharem

Com o tempo, alguns dos membros originais foram sendo substituídos, causando modificações na equipe. Outros heróis que fizeram parte dela são Starman, Stargirl, Pantera, Doutor Meia-Noite, Canário Negro, Ciclone, Senhor Incrível, Poderosa e, eventualmente, a Mulher-Maravilha, algo que se manteve depois do reboot Os Novos 52, que determinou que a princesa amazona também havia sido uma das fundadoras da equipe. Até mesmo o Adão Negro já foi  um dos integrantes por um tempo.

É claro que heróis só são tão bons quanto seus vilões, e a Sociedade combateu vários ao longo de seus 80 anos de existência. Entre os mais famosos estão o imortal Vandal Savage, o Lobo da Estepe, Ultra-Humanóide, a Sociedade Secreta dos Super-Vilões e a Sociedade da Injustiça.

Muito além dos quadrinhos

Stargirl apresenta uma nova geração de heróis da Sociedade da Justiça

A Sociedade da Justiça também apareceu em outras mídias além das HQs. Nos desenhos, eles deram as caras na série animada da Liga da Justiça produzida nos anos 2000, em Batman: Os Bravos e Destemidos e mais atualmente em Justiça Jovem, onde vários integrantes tiveram a chance de fazerem uma participação especial.

Em produções com atores reais, eles também estavam representados. Em Smallville, personagens como Gavião Negro, Senhor Destino e Stargirl aparecem, deixando bem claro que a Terra já tinha super-heróis muito antes de Clark Kent chegar em sua nave de fuga. Mas a versão em live-action da equipe mais lembrada é a do Arrowverso, que também determina que eles eram um grupo de super-heróis que agiu pelos Estados Unidos durante a segunda guerra mundial. Alguns de seus membros chegaram a participar da série Legends of Tomorrow, como Cidadão Gládio e Vixen, enquanto Jay Garrick, o Flash original, se tornou um dos personagens mais importantes de The Flash.

Senhor Destino e Stargirl em Smallville

A última participação da Sociedade da Justiça nas telinhas da TV foi em Stargirl, que mostra tanto a formação clássica quanto a nova geração do grupo, que conta com Pantera, Doutora Meia-Noite, Homem-Hora e a própria Stargirl.

Agora é no cinema

Demorou oito décadas, mas a Sociedade da Justiça finalmente chegou ao cinema. Em Adão Negro, eles são parte central da trama, servindo ao mesmo tempo tanto como antagonistas quanto como aliados do anti-herói de Dwayne Johnson durante a aventura.

No longa, a equipe age como uma força pacificadora supervisionada pelo governo dos Estados Unidos para impedir grandes conflitos em territórios internacionais. A formação conta com Senhor Destino (Pierce Brosnan), Esmaga-Átomo (Noah Centineo), Ciclone (Quintessa Swindell) e Gavião Negro (Aldis Hodge), que são mandados por Amanda Waller (Viola Davis) para conter um recém-ressuscitado Teth-Adam, que deseja aplicar sua própria noção de justiça ao mundo.

A Sociedade da Justiça em Adão Negro: os novos heróis do DCEU

Agora que já estão estabelecidos como parte do universo cinematográfico da DC, só o tempo dirá se a Sociedade da Justiça aparecerá em outros projetos da editora, quem sabe até em um filme só deles. Tudo vai depender da performance de Adão Negro nas telonas, que já está em cartaz nos cinemas do mundo todo. Mas coisa é certa: que eles merecem muito mais atenção do público, ah, isso eles merecem.

The post Sociedade da Justiça: Conheça a equipe de heróis das HQs que aparece em Adão Negro appeared first on Geek Here.

Related Articles

Leave a Comment