Todos os anos, eu e minha equipe conversamos com milhares de educadores ao redor do mundo. O objetivo é entender cada vez melhor como alunos e alunas usam a tecnologia na sala de aula, para impulsionar esse trabalho – e, mais importante, para ajudá-los a desenvolver todo o seu potencial.
Estamos anunciando hoje novidades para Chromebooks, Google Classroom e Google Meet, que vão apoiar o sucesso de professores e alunos nas salas de aula.
Fazer screencasts e transmissões para telas grandes a partir de Chromebooks
Desde compartilhar entre dois aparelhos até usar Chromebooks entre professores e alunos: estamos sempre trazendo novos recursos, como o aplicativo Screencast, que já vem no Chrome OS do M103. Com ele, é possível gravar, editar, compartilhar e visualizar a transcrição de screencasts, além de criar uma biblioteca sob medida de vídeos, que fica automaticamente salva no Google Drive. Já o cast moderator é uma novidade que vai chegar a alguns dispositivos com Google TV. Ele permite a educadores e alunos compartilhar a tela do Chromebook, via wireless, para o telão de uma sala de aula. Basta usar um código de acesso, e com isso apenas pessoas que estão na mesma sala que o telão podem fazer a transmissão. Para mais informações sobre a disponibilidade de equipamentos compatíveis com esse recurso, preencha este formulário de interesse. E para mais novidades sobre o Chromebook, leia nosso blog.
Melhorias no ensino ajustável do Google Sala de Aula
Estamos lançando novasintegrações e ferramentas para melhorar as tarefas cotidianas dos professores, e ajudar alunos e alunas a aprimorar suas habilidades. Os Practice sets estão relacionados ao ensino ajustável. Eles oferecem aos estudantes feedback instantâneo sobre as respostas dadas, além de apoio em tempo real caso o aluno não saiba como avançar. Isso também significa informações automáticas para que os professores identifiquem possíveis lacunas na compreensão da turma. Os Practice sets já estão disponíveis no mundo todo em versão beta, apenas em inglês, para clientes do Google Workspace for Education que tenham as edições Education Plus ou Teaching and Learning. Para ter acesso, basta se inscrever aqui. Com os add-ons, passamos a permitir que alunos e professores tenham acesso a mais de 15 ferramentas do EdTech, como Kahoot! e Pear Deck – tudo com um único login. Com isso, os professores conseguem criar tarefas participativas e visualizar novas formas de dar notas – e os alunos, por sua vez, não precisam se preocupar em lembrar de uma porção de senhas ou navegar sites externos. Para se preparar para o próximo semestre ou ano letivo, estamos ampliando o recurso de importação de listas para mais quinze países, em parceria com o Elevate Data Sync. Assim, as listas das turmas podem ser automaticamente sincronizadas com os sistemas de informação dos alunos. Para mais informações sobre as novidades do Classroom,leia nosso blog.
Melhor interconectividade e eficiência com oGoogle Meet
Para quem usa as edições Google Workspace for Education Teaching & Learning ou Plus, estamos acrescentando novos recursos que aumentam a interconectividade, o controle e a eficiência do Google Meet na sala de aula. Agora, as chamadas do Meet podem contar com auto-transcrição diretamente em um Documento do Google. Isso facilita na hora de revisar o conteúdo da aula e buscar palavras-chave ou conceitos. Você alguma vez já quis manter as abas abertas na sala e também apresentar a partir de outra aba? Agora já é possível fazer isso, graças ao recurso Picture in Picture do Meet. Com ele é possível navegar por diferentes abas do Chrome e, ao mesmo tempo, ver quatro blocos de alunos dentro de uma chamada do Meet. Para manter a turma atenta à aula e verificar regularmente o entendimento dos alunos, dá para colocar pesquisas e Perguntas & Respostas nos live-streams, e transmitir diretamente para o YouTube. Para mais notícias sobre as novidades no Google Meet, leia nosso blog.
Um futuro com experiências de ensino mais personalizadas
Vamos continuar desenvolvendo produtos e recursos que atendam às necessidades de alunos e professores, hoje e no futuro. A mágica acontece quando a tecnologia está nas mãos de professores capazes de atrair a atenção dos alunos, desafiá-los e incutir paixão pelo aprendizado. A educação não é uma solução de tamanho único – e a tecnologia que impulsiona a educação também não deve ser.