Namor, o príncipe submarino, é um dos personagens mais importantes da Marvel Comics desde os anos 1960. Às vezes herói, outras vezes vilão, mas sempre priorizando seu povo e seus interesses.
O personagem fará sua primeira aparição nos cinemas em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, no qual será o principal antagonista da história. Mas quem é ele? Quais são seus poderes? Por que é tão temido? Hora de descobrir!
A origem
Namor em sua primeira aparição nas quadrinhos
Criador por Bill Everett, Namor apareceu pela primeira vez na revista Marvel Comics #1, publicada em 1939, quando a editora ainda tinha o nome de Timely Comics. Filho de Fen, princesa de Atlântida, e do capitão da marinha Leonard McKenzie, ele nasceu com as características do pai, com uma pele branca e olhos claros, o que causava furor e preconceito entre os outros atlantes e fazia com que ele não fosse visto com bons olhos por parte da população, que tinha pele azul e olhos escuros.
Namor cresceu sem o pai, que havia sido morto por soldados de Atlântida por supostamente ter raptado a princesa, um mal entendido de consequências fatais. Sob a forte influência de seu avô, o rei Thakorr, ele que o tornou um homem cheio de força de vontade, mas também dono de um senso de justiça peculiar e implacável. Durante a segunda guerra mundial, ele é enviado ao mundo da superfície para se vingar pela destruição que os navios de combate causavam em seu reino, mas se apaixona por uma agente especial do exército americano chamada Betty Dean, que o levou a conhecer outros heróis como o Tocha Humana original e o Capitão América. Juntos, eles combateram na guerra, lutando contra Hitler.
Namor já foi um grande inimigo do Quarteto Fantástico – e às vezes volta a ser
Com o fim da guerra e a queda da popularidade dos quadrinhos na época, Namor passou anos esquecido, até ser resgatado por Stan Lee e Jack Kirby em 1962, ano em que foi reintroduzido na HQ Fantastic Four #4como um antagonista. Despertado apenas para ver que seu reino havia sido destruído por armas nucleares, ele se torna um homem cheio de ódio, rancor e arrogância, reunindo seu exército restante em uma investida frustrada para se vingar do mundo superior.
Embora ele tenha surgido antes mesmo da criação dos X-Men, Namor é um mutante, já que é filho de um humano com um atlante e herdou características de ambas as espécies, criando um ser nunca antes visto até então.
Poderes e habilidades
Sendo um híbrido, ele mantém uma aparência quase indistinguível de um humano normal, mas todos os poderes de um atlante e mais. Além do “pacote básico” de todo super-herói, como super força, super velocidade, resistência, agilidade e reflexos sobre-humanos, Namor também pode respirar debaixo d’água, se comunicar telepaticamente com seres aquáticos e até mesmo voar, usando para isso as pequenas “asas” em seus pés.
Na posse de seu tridente, ele se torna ainda mais poderoso, sendo capaz de controlar as marés para criar tsunamis e a atmosfera para causar grandes e destruidoras tempestades. Seu poder de cura também não fica nem um pouco atrás ao do Wolverine ou do Deadpool, por exemplo, o que o faz um adversário ainda mais difícil de se derrotar.
Armado de seu tridente, Namor se torna tão poderoso quanto uma força da natureza
Mas seus poderes não estão só em seus músculos e sua magia. A inteligência dele está centenas de vezes acima de qualquer humano normal, o que possibilita que ele possa traçar estratagemas de guerra como nenhum outro e o torna ainda mais temido. Mas mesmo com tanto poder, ele tem uma fraqueza: a mudança de pressão em seu sangue toda vez que ele vai à superfície fazem com que seu humor se torne errático e ele seja mais suscetível à raiva e ao descontrole, o que tira sua concentração e pode levá-lo à derrota.
Solitário, mas nem tanto
Embora Namor faça o estilo “lobo solitário”, preferindo agir sozinho e não se envolver muito com heróis, vilões e seus problemas, ele também sabe agir em equipe quando lhe convém e já fez parte de vários supergrupos ao longo das décadas.
Para citar alguns, estão o Esquadrão Vitorioso durante a segunda guerra, dos Vingadores, Defensores, Invasores, X-Men e até do Quarteto Fantástico, de quem já foi inimigo jurado.
Namor era um dos principais membros dos Illuminati, a elite dos superpoderosos da Marvel Comics
Namor também é um membro dos Illuminati, um grupo secreto formado pelos mais inteligentes e poderosos heróis do universo Marvel, o que o coloca acima dos heróis “normais” da editora. O mesmo pode ser dito da Cabala, uma versão bem menos nobre da equipe, cujos membros eram alguns dos maiores vilões daquele universo.
Em outras mídias
Com o tempo, Namor foi se tornando grande demais para ficar só nas páginas dos quadrinhos, o que o levou a participar de várias séries animadas. A primeira delas foi em seu próprio desenho, produzido pela Grantray-Lawrence Animation em 1966 e que teve apenas 13 episódios.
Nos anos seguintes, Namor apareceu em animações como Homem-Aranha e seus Incríveis Amigos, Quarteto Fantástico: Os Maiores Heróis da Terra e no Quarteto Fantástico de 1967. Também deu as caras nos “quadrinhos animados” dos Inumados produzidos em 2013.
Namor no desenho do Quarteto Fantástico produzido em 2006
Nos games, Namor também já fez diversas participações, como no clássico dos arcades Captain America and the Avengers, em Marvel Ultimate Alliance e em Marvel Future Fight. Atualmente, é esperado que ele apareça em algum momento nos games Marvel Snap e Marvel’s Midnight Suns.
No cinema
A primeira participação de Namor no cinema se dará só agora, em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, interpretado pelo ator mexicano Tenoch Huerta. No filme, ele irá remontar suas origens como antagonista e será o principal adversário de Shuri (Letitia Wright), Okoye (Danai Gurira) e do povo de Wakanda, contra quem ele declara guerra após discordâncias quanto a uma guerra aberta contra o mundo da superfície.
A versão cinematográfica do personagem terá algumas diferenças em relação ao material original dos quadrinhos. Aqui, Namor não é o príncipe de Atlântida e sim o deus guerreiro de Talokan, uma poderosa nação submersa que influenciou os povos mesoamericanos durante milênios. Ele e seus súditos eram adorados como deuses por eles, da mesma forma com que os antigos nórdicos viam os asgardianos como divindades.
Senhor supremo de Talocan, Namor é um personagem icônico dos quadrinhos que será introduzido no novo filme
Se o Namor dos cinemas será um inimigo implacável além da redenção ou um adversário nobre com potencial para se tornar um herói no futuro, saberemos em 10 de novembro, quando Pantera Negra: Wakanda Para Sempre estreia nos cinemas do mundo todo. Até lá, estamos todos de dedos cruzados para que ele se torne tão memorável e importante nas telas quanto sempre foi nas páginas.
E por falar em Pantera Negra…
A gente não poderia deixar de lembrar que a nova promoção do Mais Geek e da 89 FM te dá a chance de concorrer a um veículo Lykan devidamente acompanhado de uma miniatura do Pantera Negra, e isso bem a tempo da estreia do novo filme do herói nos cinemas!
Para concorrer a um supercarro Lykan acompanhado de uma miniatura do Pantera Negra, você deve seguir o Instagram da Loja Geek Here, ir até a postagem da promoção e formular uma frase com as seguintes palavras:
Pantera Negra
Oceano
Wakanda
Salvar
A frase mais criativa leva pra casa tanto o veículo Lykan quanto a miniatura do campeão de Wakanda, que com certeza vão deixar qualquer estante muito mais poderosa.
The post Tudo sobre Namor, o antagonista de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre appeared first on Geek Here.