Neal Adams, lendário quadrinista da Marvel e da DC e co-criador de vários personagens famosos, morreu no último dia 28 de abril aos 80 anos. A notícia é do Hollywood Reporter.
Adams começou sua carreira ainda em 1959, em títulos da editora americana Archie Comics. Na década seguinte despontou na DC Comics, trabalhando em títulos como Action Comics eSuperman’s Girlfriend, Lois Lane, mas aquele era apenas o começo. Em sua época na editora, foi responsável por revitalizar o Batman ao lado do roteirista Dennis O’Neil, trazendo histórias mais sombrias que começaram a dar forma ao cavaleiro das trevas como o conhecemos hoje.
Ainda na DC, Adams introduziu vários personagens do universo do Batman que se tornaram muito queridos pelos fãs, Como Ra’s Al Ghul e sua filha Talia, Morcego Humano e outros. Também foi o co-criador do lanterna verde Jon Stewart, que se tornou ainda mais conhecido pelo grande público no desenho da Liga da Justiça produzido entre 2001 e 2004. Na Marvel, trabalhou nas HQs dos X-Men e dos Vingadores.
Neal Adams ajudou a criar grandes inimigos do Batman, como Ra’s Al Ghul e Morcego Humano
As contribuições de Neal Adams para a indústria dos quadrinhos também se estendem ao mundo real. Ele foi um grande ativista pelos direitos dos profissionais do meio, sendo uma das vozes mais engajadas no caso de Jerry Siegel e Joe Shuster para serem reconhecidos como os criadores do Superman. Também ajudou Stan Lee a criar a Academia de Artes de Quadrinhos na década de 70, se tornando eventualmente presidente da organização.
Josh Adams, um dos filhos do quadrinista, escreveu, em uma carta aberta ao público:
“Meu pai era uma força. Sua carreira foi definida por um talento artístico sem paralelos e um caráter inabalável que o levava a lutar constantemente por seus pares e por aqueles pre precisavam. Ele se tornaria conhecido na indústria dos quadrinhos como um dos criadores mais influentes de todos os tempos e um campeão dos direitos sociais e dos criadores. Quando ele via um problema, ele não hesitavam. O que que se tornariam histórias contadas e recontadas das lutas que ele travou, nasceram do meu pai simplesmente vendo algo errado enquanto ele caminhava pelos corredores da Marvel e da DC e decidindo fazer algo a respeito ali mesmo.”
Neal Adams morreu em decorrência de sepse, uma condição potencialmente fatal que surge quando a resposta do corpo a uma infeção danifica os seus próprios tecidos e órgãos. Ele deixa uma esposa e cinco filhos. Que viva para sempre.
The post Neal Adams, lenda da DC e da Marvel, morre aos 80 anos appeared first on Geek Here.