Há quase um ano, nós divulgamos nossos primeiros planos para contribuir com o processo eleitoral brasileiro nas Eleições de 2022, incluindo um novo Relatório de Transparência de Anúncios Políticos e iniciativas de apoio ao jornalismo. Hoje, nós anunciamos um novo conjunto de ferramentas com o objetivo de ajudar os eleitores a terem uma jornada mais bem informada até as urnas no dia 2 de outubro,
A partir de agora, as pessoas encontrarão respostas confiáveis para questões como “como utilizar a urna eletrônica” diretamente na Busca, com conteúdo fornecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A experiência “Como votar” vai conectar os brasileiros a informações sobre os locais, as datas e a ordem de votação, bem como a documentação necessária para votar, o uso correto da urna eletrônica, entre outras, logo no topo da página da Busca.
Neste ano, a experiência evoluiu para integrar e oferecer conteúdos e links para ajudar as pessoas a tomar decisões como baixar o aplicativo e-Título, uma versão eletrônica do título de eleitor, encontrar os locais de votação no site do TSE e enviar perguntas diretamente ao serviço de informações oficial da Corte Eleitoral.
A experiência da Busca também vai destacar abas com notícias relacionadas às eleições e informações sobre pesquisas. Vídeos criados especialmente pelo TSE para responder questões sobre a segurança das urnas eletrônicas e do processo de votação também serão destacados.
Painel “Como votar” leva informações do TSE ao brasileiro diretamente na Busca
A nova experiência “Como Votar” é mais uma parte importante da nossa parceria de longo prazo com o TSE e um pilar da nossa estratégia de destacar conteúdo de qualidade sobre as Eleições e, assim, apoiar os brasileiros durante sua jornada até o voto. No começo deste ano, lançamos o painel de “Dúvidas sobre o título de eleitor”, que ajudou milhões de brasileiros a ter acesso rápido a informações sobre o prazo e os requisitos para votar.
Como anunciamos em nosso evento Google for Brasil em junho passado, nesta eleição vamos testar a nossa tecnologia de inteligência artificial Duplex para ajudar os donos de smartphones Android a consultarem o seu local de votação. Disponível em breve, a funcionalidade vai guiar os eleitores no passo a passo do preenchimento do formulário do TSE utilizando o Google Chrome. Esta é a primeira vez que usaremos o Duplex para ajudar eleitores com atividades que ainda podem parecer complexas para quem não está tão familiarizado com o mundo digital.
Destacando conteúdo confiável no YouTube
Sabemos que os brasileiros confiam e buscam o YouTube para se informar sobre diversos assuntos, inclusive sobre o processo eleitoral. Conectados a fontes independentes e apartidárias, nossos painéis de informações foram usados em questões que vão da viagem à Lua até o COVID-19. Este ano, pela primeira vez, lançamos o painel informativo sobre título de eleitor, que redireciona os usuários ao site do TSE para ajudá-los a emitir, transferir ou alterar seu título eleitoral. Os usuários também podem ver um painel de informações na parte superior dos resultados de pesquisa ou abaixo dos vídeos relacionados ao voto eletrônico, reforçando a integridade da urna eletrônica.
Agora nós passamos a ter o painel de informações “Integridade Eleitoral” nos resultados de busca e vídeos relacionados a tópicos como “voto no Brasil” ou “eleições no Brasil”, conectando o usuário a uma página do TSE que lista as medidas de segurança adotadas nos meses anteriores e posteriores a uma eleição. Nas próximas semanas, lançaremos um painel informativo “Como Votar” que oferecerá uma experiência semelhante à que temos na Busca dentro do YouTube, e painéis de perfil de todos os candidatos à presidência.
Novo painel de integridade eleitoral, no YouTube
Mais transparência nos anúncios políticos
Há quase um ano, compartilhamos nossos planos de lançar o Relatório de Transparência de Anúncios Políticos no Brasil, uma ferramenta que oferece a todos visibilidade sobre como nossas plataformas de publicidade estão sendo utilizadas pelos candidatos. Após atualizarmos a política de publicidade política para exigir a verificação de anunciantes interessados em veicular anúncios de campanhas em nível federal. Esses anúncios passaram a compor o Relatório de Transparência, lançado em junho.
Dessa vez, após a atualização das nossas políticas para inclusão de anúncios políticos em nível estadual, estamos felizes em anunciar que a partir desta quinta-feira (1), passa a ser exigida a verificação de anunciantes que queiram rodar anúncios eleitorais que mencionam governantes eleitos ou candidatos aos cargos de governadores, vice-governadores, deputados de Assembléia Legislativa Estadual ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Gradualmente, durante o mês de setembro, você começará a ver os anúncios no Relatório de Transparência, com informações como gastos com anúncios, segmentação e muito mais.
Com essa expansão, nós reafirmamos nosso compromisso de dar transparência aos anúncios exibidos em nossas plataformas.
O que o brasileiro busca sobre as eleições
Hoje, também lançamos o “Relatório Google Trends Eleições 2022”, um relatório aprofundado baseado em dados da ferramenta Google Trends que mostra o que os brasileiros estão buscando e detalha quais são seus interesses sobre temas relevantes, como emprego, educação, saúde pública, segurança, meio ambiente, entre outros. O objetivo do relatório é contribuir para o debate público e fornecer uma fonte relevante, especialmente para jornalistas, pesquisadores e gestores públicos, sobre o que os brasileiros desejam para o país através das lentes da Busca. Acesse o documento em goo.gle/RelatorioGoogleTrends2022.
O documento será um complemento à nossa recém-lançada Central Google Trends – Eleições 2022, uma página dedicada às eleições nacionais com dados em tempo real sobre o período eleitoral, candidatos presidenciais, partidos e principais perguntas relacionadas ao tema. Os dados de Google Trends também foram importantes para fornecer insights e inteligência de busca durante o primeiro debate presidencial transmitido pela Band no último domingo, em parceria com o Google e o YouTube.
App do Comprova permite checar imagens suspeitas diretamente do celular
Ajudando parceiros, jornalistas e verificadores de fatos
Além de apresentar conteúdo de qualidade em nossos produtos, também estamos trabalhando para apoiar parceiros dedicados a educar os brasileiros sobre a importância da checagem de fatos e o combate à desinformação. Em parceria com o ITS Rio, a Folha de S. Paulo e a premiada jornalista, comentarista e escritora Patrícia Campos Mello, lançaremos o podcast “Eleições na Internet”. O projeto discutirá o papel das mídias digitais na transformação das campanhas eleitorais, na divulgação de informações e no engajamento dos eleitores com temas que definem o futuro do país.
Na frente de checagem de fatos, o Projeto Comprova, apoiado pelo Google, acaba de lançar também seu primeiro aplicativo, oferecendo um feed de conteúdos verificados pelo consórcio de checagem de fatos. O app, disponível para Android e iOS, inclui checagens feitas pela coalizão composta por 43 veículos, além de uma ferramenta para envio de conteúdo suspeito, dicas e conteúdo educativo sobre como identificar conteúdo enganoso ou falso online. Em uma nova atualização, disponível hoje para celulares Android, já é possível verificar imagens suspeitas e realizar a chamada “busca reversa” para verificar se são verdadeiras ou se já foram usadas em um contexto diferente. O app Comprova fará parte de uma coleção do Google Play de aplicativos cívicos e de órgãos oficiais que será lançada em breve.
A Google também ajudou a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), por meio de apoio da Google News Initiative (GNI), a lançar o Programa Núcleos de Checagem Eleitoral. A iniciativa treinou mais de 60 jornalistas de 31 veículos brasileiros em técnicas de checagem de fatos que, então, criaram núcleos de checagem dentro de suas redações para verificação de conteúdo suspeito sobre as eleições estaduais, cobrindo todo o território brasileiro.
Diversidade na política e educação midiática
Como parte da campanha “Conheça seu Voto”, o Google lança hoje uma série de vídeos, com apoio de parceiros como Institutos, Institutos, o Educamídia e Comprova sobre educação midiática, democracia e cidadania. O “Google para Eleitores” visa ajudar os brasileiros a, entre outras coisas, buscar e identificar informação de qualidade sobre as eleições, pesquisar conteúdo de fontes confiáveis e checar a veracidade das notícias. A iniciativa está disponível no Canal do Google Brasil no YouTube, que conta com mais de 1,3 milhão de inscritos.
Aumentar a diversidade nos espaços de tomada de decisão da arena pública é uma das principais prioridades na jornada para a construção de sociedades mais inclusivas. Por isso, anunciamos em junho passado uma doação de R$ 1,5 milhão do Google.org para seis projetos de ONGs que visam aumentar a diversidade entre parlamentares e governantes. Estamos felizes em compartilhar que #VoteLGBT, Instituto Update, Instituto Alziras, Instituto Marielle Franco, Instituto Vita Alere e Safernet já estão realizando suas iniciativas oferecendo suporte e treinamento para pessoas que estão concorrendo ou querem fazê-lo em um futuro próximo, independentemente do espectro político-ideológico.
Todas essas iniciativas e soluções que anunciamos hoje têm o objetivo de contribuir para fortalecer e aprimorar o processo eleitoral e a democracia no Brasil, ajudando as pessoas a fazer escolhas bem informadas. São ações que estão diretamente ligadas ao compromisso de longo prazo que temos com o Brasil e com os brasileiros e que renovamos a cada ciclo eleitoral.