Thena: que é a personagem de Os Eternos (história e poderes)

Nascida na cidade grega Olympia, Thena recebeu o nome de Azura. Contudo, seu pai, Zuras, exigiu por decreto real que seu nome fosse trocado para Thena. Dessa forma, ele se assemelharia ao nome da filha de Zeus, Athena.

A medida foi tomada como forma de selar o acordo entre os deuses olimpianos com os Eternos. A partir dele, os Eternos passaram a atuar como os deuses representantes na Terra. Thena se tornou, então, a representante pessoal de Athena (deusa da sabedoria na mitologia grega) e a líder dos Eternos na Terra.

As várias vezes em que Thena foi confundida por Athena ou Minerva fez, inclusive, com que a cidade de Atenas tenha sido construída em sua homenagem, e não em homenagem à verdadeira Athena, como os humanos pensam.

Criada pelo quadrinista Jack Kirby, grande parceiro de Stan Lee, Thena foi apresentada na HQ Os Eternos #5, em 1976.

Mas o que poucos sabem é que a primeira vez em que a personagem realmente apareceu foi lá em 1940, no quadrinho Red Raven Comics #1. Sua aparição, contudo, foi como a mitológica deusa Minerva.

Mas Thena ganhou ainda um novo nome. Em 2000, a HQ Novos Eternos: Apocalipse Agora #1 reapresentou a personagem como Corona.

Poderes de Thena

Os poderes de Thena são:

Velocidade sobrehumana
Força
Resistência
Capacidade de regeneração
Explosões de energia
Voo
Geração de ilusões
Transmutação de matéria
Controle de mentes
Telecinesia
Telepatia
Teletransporte

A relação de Thena com outros heróis

Embora os Eternos tenham sido criados como personagens à parte do universo Marvel mais conhecido, isso não se manteve por muito tempo. Thena, inclusive, é uma das integrantes do grupo que mais teve algum tipo de relação com heróis mais conhecidos dos fãs e já apresentados no Universo Cinematográfico Marvel.

Além de Tony Stark, a guerreira chegou a ajudar Thor e os Vingadores na batalha contra o vilão Maelstrom.

O relacionamento com um deviante

Thena foi criada como uma estudiosa e uma guerreira. Sua vida tomaria um novo rumo, contudo, após conhecer Kro, o líder dos Deviantes.

Um dos primeiros deviantes criados pelos celestiais, Kro é imortal e tem a capacidade de alterar sua forma. Considerado um vilão, ele chegou a atuar como o Diabo, tentando influenciar e apavorar humanos.

Sua sede por maldades, contudo, parece mudar ao conhecer Thena. Embora tenha tido a oportunidade de matá-la, ele não a mata e acaba se aproximando da guerreira eterna. Em determinado momento Kro chega a exercer controle mental sobre Thena, mas, ao se recuperar, a guerreira se une novament aos eternos para combater o deviante.

Mas tem mais aí nessa história! Kro escondeu dos demais deviantes o relacionamento (cheio de idas e vindas) de milhares de anos com Thena. E a vez em que o casal se relacionou durante a Guerra do Vietnam resultou na gravidez da guerreira.

Os destinos dos gêmeos Donald e Débora

Para proteger seus filhos da guerra entre Eternos e Deviantes, Thena usa seus poderes para implantar os próprios embriões em uma mulher infértil, a senhora Ritter, que os cria sem saber de sua origem.

Contudo, um humano que sabia da existência de Eternos e Deviantes, o Dr. Daniel Damian, envia o monstro Ajak para matar as crianças. Para protegê-los, Thena os leva para Olympia, mas segue mantendo seu parentesco em segredo.

Damian, contudo, consegue sequestrá-los e lhes conta a verdade sobre seus pais. No final, Kro e Thena conseguem resgatar seus filhos.

Tzabaoth e o Dark Angel

Os gêmeos Ritter também ganharam poderes semelhantes aos de seus pais, tais como força sobrehumana, resistência, capacidade de voo e de soltar raios de energia por seus olhos.

Mas o ápice de seus poderes pôde ser visto em duas ocasiões nos quadrinhos. Em Vingadores #370-371, os irmãos se unem em um processo de fusão, dando origem a uma criatura com duas bocas, quatro olhos e quatro braços, o Tzabaoth.

Já em Heroes for Hire #6, eles se unem novamente, mas dessa vez se transformam em uma elegante criatura mecânica alada chamada de Dark Angel (Anjo Negro).

Uma nova Thena

Na edição de 2006 de Os Eternos, a Marvel Comics apresentou o que parecia ser uma nova versão da personagem. Aqui, Thena, assim como Sersi e Makkari, foi afetada pelos poderes de Sprite e não tinha memórias de sua vida como uma Eterna.

A guerreira vivia na Terra, onde trabalhava como uma pesquisadora na Stark Enterprises. Na nova versão, Thena também era casada com o humano Thomas Elliot, com quem tinha um filho.

Eventualmente, Thena passou a ter terríveis pesadelos que traziam de volta memórias soltas nas quais ela era imortal e combatia Deviantes. Após um deles, ela acordou com seus poderes e uniforme de volta.

Após retomar sua antiga forma, Thena é recrutada por Ikaris para ajudar os Eternos a impedir que o Dreaming Celestial acordasse de seu sono em um local abaixo de Los Angeles. Ao final do arco, ela segue ao lado dos Eternos, mas leva seu filho para morar com eles.

Unimente

A habilidade de maior poder dos Eternos consiste na formação de uma espécie de entidade chamada Unimente.

Para tanto, o Eterno Principal, líder da raça, precisa dar início ao ritual no qual os Eternos unem seus poderes, corpos, mentes, força de vontade e inteligência em um único ser, o Unimente.

O título de Eterno Principal pode ser adquirido por herança familiar ou combate. Thena se torna Eterno Principal após a morte de seu pai, Azura.

Related posts

Watch D2: conheça o smartwatch da Huawei que mede a pressão arterial

Xbox Game Pass recebe 10 grandes jogos em dezembro, incluindo Indiana Jones! Veja lista completa

‘É uma obsessão’: Ex-CEO do Google alerta que meninos estão trocando mulheres por namoradas de IA